dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Pohlmann, Celer Teresinha dos Passos | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T15:40:16Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T15:40:16Z | |
dc.date.issued | 2010-09-08 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13389 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research has as main objective to observe the interaction happens between visually
impaired students and the printed media and computer at a school considered Pole for pupils
with Visual Impairment in the city of Restinga Seca. The methodology was an ethnographic
case study of the type contained in the report of the Special Educator, his work in front of
these students and also observation of the material produced in print, and Braille texts,
children's story, words, phrases, compiled by students and the computer by students with
visual impairments. In the city of Restinga Drought Special Education began to be thought of
in the 90s, the same period of the Conference of Joymtêm because prior to that period the
students were treated at APAE (Parents and Friends of Exceptional Children). Since then,
students segregated before the margins of society and became part of the educational
process in schools of education in regular classes. The city of Restinga Drought is moving to
the inclusion and the opportunity to access of students with Visual Impairment. A
professional qualification that is facing these students is also a concern of both the school
and the city, seeking qualified human resources to meet the peculiarities of each one when
necessary. After this research it is clear that the School Pole, where the visually impaired are
included, provides a structure that still needs physical adaptations and improvements in the
resources used by students, especially for the final series. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Visual impairment | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | As mídias impressa e computador utilizadas no processo de inclusão de alunos deficientes visuais - estudo de caso da escola polo de Restinga Sêca - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal observar como acontece a interação
entre alunos deficientes visuais e as mídias impressa e computador em uma escola
considerada como Polo para alunos com Deficiência Visual no município de Restinga Sêca.
A metodologia utilizada foi a etnográfica, do tipo estudo de caso que consta do relato da
Educadora Especial, de seu trabalho frente a esses alunos, e, também, observação do
material produzido na mídia impressa, como textos em Braille, histórias infantis, palavras,
frases elaboradas pelos alunos, e no computador pelos alunos com deficiência visual. No
município de Restinga Sêca a Educação Especial começou a ser pensada na década de 90,
mesmo período da Conferência de Joymtêm, pois anterior a esse período os alunos eram
atendidos na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Desde então, os
alunos antes segregados e à margem da sociedade passaram a fazer parte do processo
educacional nas escolas em classes comuns de ensino. O município de Restinga Sêca já
está caminhando para a inclusão, oportunizando o acesso de alunos com Deficiência Visual.
A qualificação do profissional que está frente a esses alunos também é uma preocupação
tanto da escola quanto do município, buscando recursos humanos qualificados para atender
as peculiaridades de cada um, quando necessário. Após a realização desta pesquisa
percebe-se que a Escola Polo, onde os Deficientes Visuais estão inclusos, oferece uma
estrutura que ainda precisa de adaptações físicas e melhorias quanto aos recursos
utilizados pelos alunos, principalmente para séries finais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |