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dc.contributor.advisorGuareschi, Taís
dc.creatorPinheiro, Luciane Tavares
dc.date.accessioned2018-06-14T12:09:08Z
dc.date.available2018-06-14T12:09:08Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13397
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.titleInclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Pelotas, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos durante as entrevistas foram agrupados em cinco eixos temáticos: o que os professores sabem a respeito da inclusão; que fatores são mais relevantes para que o aluno com déficit cognitivo aprenda; práticas pedagógicas e inclusão; adaptações curriculares; e desafio da inclusão e responsabilidades. As experiências aqui relatadas permitiram analisar se a inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola pesquisada está proporcionando aos professores mudanças e dando novos significados à sua prática docente e também se esses educadores estão buscando diferentes estratégias, ao promoverem adaptações curriculares propondo-se a uma educação que contemple todos os alunos. Com certeza, aqueles que esperam um “receituário” para o trabalho com alunos que apresentam déficit cognitivo se decepcionarão. No entanto, os que procuram um ponto de partida para buscar algumas respostas às suas indagações sobre a prática pedagógica na inclusão, terão uma ótima oportunidade de conhecer as tentativas de erros e acertos de professores comprometidos em fazer uma educação de qualidade na diversidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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