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dc.contributor.advisorForgiarini, Roberta Rossarolla
dc.creatorPereira, Andréia Somerlate
dc.date.accessioned2018-06-14T12:31:59Z
dc.date.available2018-06-14T12:31:59Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13398
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.titleA relação avaliação e prática pedagógica na perspectiva da inclusão do aluno com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Teófilo Otoni, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo é o resultado de uma pesquisa realizada numa escola da rede municipal do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, cujo objetivo fundamental foi o de encontrar respostas para a seguinte questão problema: Como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Teófilo Otoni utilizam os recursos da avaliação escolar dos alunos que apresentam Déficit Cognitivo para planejar e organizar a prática pedagógica? Para atender tal objetivo, fez-se necessário a realização de um trabalho de observação investigativa, no qual participaram cinco professoras que têm em suas salas de aula alunos que possuem laudo de deficiência mental e/ou déficit cognitivo. O estudo está fundamentado nas contribuições de Beyer (2006), Carvalho (2005), Mantoan (1989, 1997, 2003) e Raiça (2006). A investigação exigiu uma reflexão em torno das seguintes questões: compreensão das professoras acerca do processo de aprendizagem do aluno com déficit cognitivo, formação docente, avaliação dos alunos com diagnóstico de déficit cognitivo e o planejamento das ações pedagógicas em prol das aprendizagens. Os dados forneceram informações que possibilitaram analisar se as avaliações estão a serviço dos educadores na tomada de decisões que contribuam para o aprimoramento de respostas adequadas às necessidades dos alunos. A pesquisa aponta para a necessidade de se repensar o currículo e a forma de ensinar e avaliar na educação inclusiva. Entretanto, os professores ainda não estão preparados (ou formados) para perceber que a avaliação é parte essencial do processo de ensinar e aprender, o que implica numa nova postura dos mesmos na prática docente. Diante disso, urge que se busque transformar a prática pedagógica através da adequação de diferentes metodologias e estratégias de ensino para que aconteça a articulação entre avaliação e ação pedagógica na lógica do planejamento, visando, assim, a superação das necessidades educativas especiais observadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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