dc.contributor.advisor | Stecca, Jaime Peixoto | |
dc.creator | Painhe, Clarici Borges | |
dc.date.accessioned | 2018-06-14T13:46:09Z | |
dc.date.available | 2018-06-14T13:46:09Z | |
dc.date.issued | 2011-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13401 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The intense competition, the technological advances and the search for the increase of the productivity, are increasing the demand for qualification by the employees, not only in private organizations, but in public organizations too. The Brazilian public sector has been searching since the decade of 1990, change your performance before society. The training is indispensable to the success of the reforms implemented in the public service, including the IFES. Training is a process or a subsystem, in which are researched the needs of training through which is elaborated the planning, allowing a orientation to the accomplishment and evaluation of the training. The evaluation will enable a feedback with the adjustments to the other system components. This article is proposed by the application of a questionnaire to the trained employees at HUSM, during the year of 2010, to evaluate the satisfaction of the participants about the programs offered by the institution, instructors and the realization environment. As to the results, the three evaluated aspects presented means very close to the maximum possible. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Treinamento e desenvolvimento | por |
dc.subject | Capacitação no setor público | por |
dc.subject | Políticas de recursos humanos | por |
dc.subject | Training and development | eng |
dc.subject | Capacity at the public sector | eng |
dc.subject | Human resources polity | eng |
dc.title | Reação dos participantes de programas de treinamento e desenvolvimento no serviço público federal: o caso do Hospital Universitário de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Reaction of participants of training and development program in the federal public service: in the case of the Hospital Universitário de Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | A competição intensa, os avanços tecnológicos e a busca por aumento de produtividade estão aumentando a busca de qualificação por parte dos funcionários, não só nas organizações privadas como também nas públicas. O setor público brasileiro tem buscado, desde a década de 1990, modificar sua atuação perante a sociedade. Os treinamentos são imprescindíveis para o êxito das reformas implementadas no serviço público, inclusive nas IFES. Treinamento é um processo ou um subsistema, no qual são levantadas as necessidades de treinamento, por meio das quais é elaborado o planejamento, que permitirá uma orientação para a execução e avaliação do treinamento. A avaliação possibilitará um feedback com os ajustes necessários para os outros componentes do sistema. Esse artigo se propôs realizar, por meio da aplicação de um questionário para servidores treinados no HUSM, durante o ano de 2010, para avaliar a satisfação dos participantes em relação aos programas oferecidos pela instituição, aos instrutores e ao ambiente de realização. Quanto aos resultados, os três aspectos avaliados apresentaram médias bem próximas à pontuação máxima possível. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |