dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Pedroso, Carla Vargas | |
dc.date.accessioned | 2018-06-14T14:55:24Z | |
dc.date.available | 2018-06-14T14:55:24Z | |
dc.date.issued | 2011-10-07 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13404 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Changes in society over the years, characterized the twentieth century as one who attended a
scientific and technological development unprecedented in human history. This expansion has a
marked effect on education, given the popularization of scientific language provided by the
Information and Communication Technology (ICT). It should be noted that ICT, especially, films
and videos produced by the film industry, though popular, sometimes addressing the scientific
knowledge so wrong, emphasizing the need for research on these materials and teaching
strategies. In light of these considerations, the present study, such as "State of the Art", analyzed
the academic research regarding the use of films and videos in the Teaching of Biology, events
expressed in the Regional Meeting of Biology Education, National Education Meeting Biology
and National Meeting of Research in Science Education. Through analysis of 21 annals of these
events, we identified 39 papers which discuss the resources in question. The results point to a
lack of work on the subject, the few that do exist indicate that there is little theoretical depth on
the subject, as well as in the form of use, corroborating the need for studies about the teaching
potential of these resources in teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação de biologia | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Estado da arte | por |
dc.subject | Teaching of biology | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | State of the art | eng |
dc.title | O uso de tecnologias na educação em ciências: o que apontam as pesquisas acadêmicas a respeito do uso de filmes (vídeos) no ensino? | por |
dc.title.alternative | The use of technology in science education: which shows the brazilian academic research about the use of film (videos) in teaching? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As mudanças na sociedade, ao longo dos anos, caracterizaram o século XX como aquele que
assistiu a um desenvolvimento cientifico e tecnológico sem precedentes na história da
humanidade. Esta expansão exerce um efeito marcante na educação, dada a popularização da
linguagem cientifica disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Cabe ressaltar que as TIC, especialmente, os filmes e vídeos produzidos pela indústria
cinematográfica, embora, populares, por vezes, abordam o conhecimento científico de modo
equivocado, evidenciando a necessidade de pesquisas sobre estes materiais como estratégias
de ensino. A luz destas considerações, no presente estudo, do tipo “Estado da Arte”, analisouse
a produção acadêmica a respeito do uso de filmes e vídeos no Ensino de Biologia, expressa
nos eventos Encontro Regional de Ensino de Biologia, Encontro Nacional de Ensino de Biologia
e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Mediante a análise de 21 anais
destes eventos, identificou-se 39 trabalhos versando sobre os recursos em questão. Os
resultados apontam para uma carência de trabalhos sobre o tema, os poucos existentes indicam
que há pouca profundidade teórica sobre o tema, bem como na forma de uso, corroborando a
necessidade de estudos a respeito do potencial didático destes recursos no ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |