Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMathias, Carmen Vieira
dc.creatorPedroso, Carla Vargas
dc.date.accessioned2018-06-14T14:55:24Z
dc.date.available2018-06-14T14:55:24Z
dc.date.issued2011-10-07
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13404
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractChanges in society over the years, characterized the twentieth century as one who attended a scientific and technological development unprecedented in human history. This expansion has a marked effect on education, given the popularization of scientific language provided by the Information and Communication Technology (ICT). It should be noted that ICT, especially, films and videos produced by the film industry, though popular, sometimes addressing the scientific knowledge so wrong, emphasizing the need for research on these materials and teaching strategies. In light of these considerations, the present study, such as "State of the Art", analyzed the academic research regarding the use of films and videos in the Teaching of Biology, events expressed in the Regional Meeting of Biology Education, National Education Meeting Biology and National Meeting of Research in Science Education. Through analysis of 21 annals of these events, we identified 39 papers which discuss the resources in question. The results point to a lack of work on the subject, the few that do exist indicate that there is little theoretical depth on the subject, as well as in the form of use, corroborating the need for studies about the teaching potential of these resources in teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de biologiapor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEstado da artepor
dc.subjectTeaching of biologyeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectState of the arteng
dc.titleO uso de tecnologias na educação em ciências: o que apontam as pesquisas acadêmicas a respeito do uso de filmes (vídeos) no ensino?por
dc.title.alternativeThe use of technology in science education: which shows the brazilian academic research about the use of film (videos) in teaching?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs mudanças na sociedade, ao longo dos anos, caracterizaram o século XX como aquele que assistiu a um desenvolvimento cientifico e tecnológico sem precedentes na história da humanidade. Esta expansão exerce um efeito marcante na educação, dada a popularização da linguagem cientifica disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Cabe ressaltar que as TIC, especialmente, os filmes e vídeos produzidos pela indústria cinematográfica, embora, populares, por vezes, abordam o conhecimento científico de modo equivocado, evidenciando a necessidade de pesquisas sobre estes materiais como estratégias de ensino. A luz destas considerações, no presente estudo, do tipo “Estado da Arte”, analisouse a produção acadêmica a respeito do uso de filmes e vídeos no Ensino de Biologia, expressa nos eventos Encontro Regional de Ensino de Biologia, Encontro Nacional de Ensino de Biologia e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Mediante a análise de 21 anais destes eventos, identificou-se 39 trabalhos versando sobre os recursos em questão. Os resultados apontam para uma carência de trabalhos sobre o tema, os poucos existentes indicam que há pouca profundidade teórica sobre o tema, bem como na forma de uso, corroborando a necessidade de estudos a respeito do potencial didático destes recursos no ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto