dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Pedron, Nilva de Araujo | |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T14:23:02Z | |
dc.date.available | 2018-06-15T14:23:02Z | |
dc.date.issued | 2010-12-16 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13421 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD,RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Environmental education should be regarded as extremely relevance in the
training of students and will only with a unique corner in the Constitution in force,
whereas the social, economic, political, cultural and ethical, as well as ecological,
preparing and developing educating for a better quality of life and full exercise of citizenship.
This monograph aims do a survey about the concept, purpose and functions
of environmental education in the light of a practice that can promote the formation of
citizenship learners, as well as present the results of a interview, qualitative, performed
with City teachers Cacequi, RS, so if identify their experiences in environmental
education and how to bring out the concerns that preclude a fully practice it efficiently.
Observed in ending of this research that issues such as lack of training,
discussion, reading, rules of political- teaching are the many factors
that impossible that environmental education also serves as a foundation and practice of citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Educação ambiental em escolas: sensibilizando o professor de pequenos municípios | por |
dc.title.alternative | Environmental education in schools: sensitizing professor of small cities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental deve ser encarada como de extrema relevância na
formação dos alunos e á única com um cantinho exclusivo na Constituição em vigor,
considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e éticos, além do
ecológico, preparando e desenvolvendo o educando para a melhor qualidade de vida
e seu pleno exercício de cidadania. Esta monografia tem como objetivo realizar
um levantamento bibliográfico acerca do conceito, finalidade e funções da educação
ambiental à luz de uma prática que consiga fomentar a formação da cidadania dos
educandos, bem como apresentar os resultados de uma entrevista, de caráter qualitativo,
realizada com professores da cidade de Cacequi, RS, de modo se identificar
suas experiências em educação ambiental, bem como trazer a tona as inquietações
que impossibilitam uma prática totalmente eficiente da mesma. Observa-se no findar
desta pesquisa que questões como falta de formação, discussão, leitura, de regulamentações
político-pedagógicas são alguns dos inúmeros fatores que impossibilitam
que a educação ambiental ainda sirva como um alicerce e prática de cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |