A legitimação da autoridade: desdobramentos e implicações aos processos de gestão democrática da educação
Resumo
Este texto trata de discutir a temática da autoridade como conceito e como prática, a partir do
princípio de legitimação social e de suas configurações que acabam produzindo efeitos aos
processos de gestão democrática da educação. A proposição é de visualizar a autoridade como
problematização nos contextos educacionais, visto que se faz necessário repensar as formas de
atuação e operacionalização da gestão em propostas mais descentralizadas e de
compartilhamento do poder. Para que isso ocorra satisfatoriamente e não apenas como
imposição legal, as relações de autoridade precisam ser construídas e legitimadas pela
superação de sua natureza hierárquica. Assim, o estudo trata da polissemia dos conceitos de
autoridade e a construção dos mecanismos de participação, no contexto de gestão
democrática, a partir de uma abordagem multirreferencial em que se utilizou de um
referencial teórico que explicitasse os componentes que atuam na dinâmica dessas relações.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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