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dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorPinto, Denise Gonçalves
dc.date.accessioned2018-06-15T15:07:55Z
dc.date.available2018-06-15T15:07:55Z
dc.date.issued2009-01-26
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13424
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe present paper is aimed at discussing the issue of authority and understanding concepts, ideas and practices through its implications for the process of democratic management of education, trying to analyze the social legitimacy and to assess elements of authority relations in educational contexts through the focus of democratic management. This concept emphasizes the management proposals for the reorganization of educational institutions – according to this perspective, it is necessary to rethink the forms of action and operational management in the most decentralized proposals and the sharing of power. In order to make it satisfactorily, not only as an obligation through law, the relations of authority need to be constructed and legitimized by the overcoming of its hierarchical nature. Thus, the research is concerned with the polysemy of the concepts of authority and the construction of mechanisms for participation in the context of democratic management, from a qualitative methodology to stamp that was used in a theoretical framework to clarify the components which operate in the dynamics of these relations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectAuthorityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleA legitimação da autoridade: desdobramentos e implicações aos processos de gestão democrática da educaçãopor
dc.title.alternativeThe legitimacy of the authority: deploy and implications for democratic process of educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste texto trata de discutir a temática da autoridade como conceito e como prática, a partir do princípio de legitimação social e de suas configurações que acabam produzindo efeitos aos processos de gestão democrática da educação. A proposição é de visualizar a autoridade como problematização nos contextos educacionais, visto que se faz necessário repensar as formas de atuação e operacionalização da gestão em propostas mais descentralizadas e de compartilhamento do poder. Para que isso ocorra satisfatoriamente e não apenas como imposição legal, as relações de autoridade precisam ser construídas e legitimadas pela superação de sua natureza hierárquica. Assim, o estudo trata da polissemia dos conceitos de autoridade e a construção dos mecanismos de participação, no contexto de gestão democrática, a partir de uma abordagem multirreferencial em que se utilizou de um referencial teórico que explicitasse os componentes que atuam na dinâmica dessas relações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [294]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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