Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanella, José
dc.creatorPuhl, Elenice
dc.date.accessioned2018-06-15T15:21:59Z
dc.date.available2018-06-15T15:21:59Z
dc.date.issued2010-08-23
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13425
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper presents a study of the conditions to the development of the Financial Education in the Elementary Education. Primordially, it was searched, through historical research, the examination of how this area of knowledge was constructed. In following it was searched the promote to a reflection about how was developed the knowledge relevant to the learning of the principals basics of trade and financial transactions. These principalsare very important concepts to understanding the functioning of trade and financial market. This reflection was developed through of a comparative analysis of a particular book of Financial Mathematics and some textbooks for the 6th grade of elementary school, more specifically, in chapters that deal with knowledge relating to the subject searched. Therefore, with based in this bibliographic and documentary researches and professional activities of a finance favorable insertion on the Financial Education in school curricula, this thesis proposes to answer the following problems of research for example, what are the factors that characterize the lack in the developing the financial capacity of individuals in the school. It was examined also the state of the art under a new view - conceptual – it getting conclusions that they can convince the acts in the education how much is important this knowledge area and alert about the necessary care to not make mistakes that can to hurt the definition involved in the developing activities for students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectOperações comerciais e financeiraspor
dc.subjectFinançaspor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectCommercial and financial operationseng
dc.subjectFinanceeng
dc.titleEducação financeira no ensino fundamental: uma análise das condições existentes para sua implementaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo das condições existentes para o desenvolvimento da Educação Financeira no Ensino Fundamental. Inicialmente, buscou-se, através de uma investigação histórica, verificar como se constituiu essa área do conhecimento. Em seguida, procurou-se promover uma reflexão sobre a maneira como são desenvolvidos conhecimentos pertinentes a aprendizagem dos princípios básicos de operações comerciais e operações financeiras, que são conceitos imprescindíveis para a compreensão do funcionamento do comércio e do mercado financeiro. Esta reflexão foi feita a partir da análise dos conceitos encontrados em um livro específico de Matemática Financeira e dos conceitos abordados em alguns livros didáticos destinado às 6ª série do Ensino Fundamental, mais especificamente, nos capítulos que tratam de conhecimentos relacionados ao assunto pesquisado.Portanto,com base na pesquisa bibliográfica e documental e na atuação de profissionais da área de finançasfavoráveis a inserção da Educação Financeira nos currículos escolares, essa monografia de caráter exploratório se propõe a responder aos seguintes problemas de pesquisa: quais os fatores que caracterizam a carência no desenvolvimento da capacitação financeira dos indivíduos nos âmbitos escolares. Examinou-se o estado da arte sob um novo enfoque – conceitual – obtendo conclusões que possam convencer os atuantes na educação da importância desta área do conhecimento e alertardos cuidados necessários para não cometer equívocos que ferem as definições envolvidas ao desenvolver atividades para os alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto