dc.contributor.advisor | Zanella, José | |
dc.creator | Puhl, Elenice | |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T15:21:59Z | |
dc.date.available | 2018-06-15T15:21:59Z | |
dc.date.issued | 2010-08-23 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13425 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a study of the conditions to the development of the Financial
Education in the Elementary Education. Primordially, it was searched, through historical
research, the examination of how this area of knowledge was constructed. In following it was
searched the promote to a reflection about how was developed the knowledge relevant to the
learning of the principals basics of trade and financial transactions. These principalsare very
important concepts to understanding the functioning of trade and financial market. This
reflection was developed through of a comparative analysis of a particular book of Financial
Mathematics and some textbooks for the 6th grade of elementary school, more specifically, in
chapters that deal with knowledge relating to the subject searched. Therefore, with based in
this bibliographic and documentary researches and professional activities of a finance
favorable insertion on the Financial Education in school curricula, this thesis proposes to
answer the following problems of research for example, what are the factors that characterize
the lack in the developing the financial capacity of individuals in the school. It was examined
also the state of the art under a new view - conceptual – it getting conclusions that they can
convince the acts in the education how much is important this knowledge area and alert about
the necessary care to not make mistakes that can to hurt the definition involved in the
developing activities for students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Operações comerciais e financeiras | por |
dc.subject | Finanças | por |
dc.subject | Financial education | eng |
dc.subject | Commercial and financial operations | eng |
dc.subject | Finance | eng |
dc.title | Educação financeira no ensino fundamental: uma análise das condições existentes para sua implementação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo das condições existentes para o desenvolvimento da
Educação Financeira no Ensino Fundamental. Inicialmente, buscou-se, através de uma
investigação histórica, verificar como se constituiu essa área do conhecimento. Em seguida,
procurou-se promover uma reflexão sobre a maneira como são desenvolvidos conhecimentos
pertinentes a aprendizagem dos princípios básicos de operações comerciais e operações
financeiras, que são conceitos imprescindíveis para a compreensão do funcionamento do
comércio e do mercado financeiro. Esta reflexão foi feita a partir da análise dos conceitos
encontrados em um livro específico de Matemática Financeira e dos conceitos abordados em
alguns livros didáticos destinado às 6ª série do Ensino Fundamental, mais especificamente,
nos capítulos que tratam de conhecimentos relacionados ao assunto pesquisado.Portanto,com
base na pesquisa bibliográfica e documental e na atuação de profissionais da área de
finançasfavoráveis a inserção da Educação Financeira nos currículos escolares, essa
monografia de caráter exploratório se propõe a responder aos seguintes problemas de
pesquisa: quais os fatores que caracterizam a carência no desenvolvimento da capacitação
financeira dos indivíduos nos âmbitos escolares. Examinou-se o estado da arte sob um novo
enfoque – conceitual – obtendo conclusões que possam convencer os atuantes na educação da
importância desta área do conhecimento e alertardos cuidados necessários para não cometer
equívocos que ferem as definições envolvidas ao desenvolver atividades para os alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |