dc.contributor.advisor | Ferreira, Inês Farias | |
dc.creator | Perlin, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T15:32:17Z | |
dc.date.available | 2018-06-15T15:32:17Z | |
dc.date.issued | 2010-09-08 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13426 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino de geometria | por |
dc.subject | Geometria dinâmica | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.title | Geometria dinâmica: uma proposta de atividades no estudo de triângulos através do GeoGebra | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise a cerca da utilização de
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente do computador, nas
aulas de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. A proposta nele contida é de
atividades direcionadas ao estudo dos triângulos no 8º ano do ensino fundamental com a
utilização do software de Geometria Dinâmica (GD) GeoGebra. A partir de um breve estudo a
cerca do construcionismo, teoria criada por Seymour Papert, estudioso que conviveu com
Piaget na década de 60, é abordada a questão do uso do computador no processo de ensino e
aprendizagem e embasa-se na utilização das TIC na Educação Matemática. A importância
destas tecnologias e os recursos disponíveis para o ensino e aprendizagem da Matemática são
vistos com ênfase ao ensino da geometria plana, visto a importância de tal conteúdo
matemático para o conhecimento dos alunos e ao descuido que muitos professores tem
quando do ensino deste. A geometria será abordada pela visão da GD, pois além de ser um
campo rico de situações de ensino e aprendizagem da geometria, está diretamente conectada
às TIC através de software educacionais destinados a ela. O software de domínio público
GeoGebra é apresentado, tanto na sua estrutura quanto nas potencialidades que ele
proporciona à Educação Matemática. As sete atividades apresentadas são propostas de
utilização do GeoGebra para justificar e/ou generalizar alguns resultados do estudo dos
triângulos e seus pontos notáveis. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |