Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, Marlucy Farias
dc.date.accessioned2018-06-15T18:26:06Z
dc.date.available2018-06-15T18:26:06Z
dc.date.issued2017-07-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13428
dc.description.abstractThe present project has as a research theme the integration of networked educational technologies in the management of knowledge in university library systems and had the objective of integrating a wiki tool to support the knowledge management in the Library System (SISBI) of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). This study focuses on educational networking technologies for innovation and democratization of education and is part of the research line of management of networked educational technologies. In this way, we proposed an applied nature research with procedures based on the Design-Based Research (DBR) method that took place in four phases, with three iterative cycles. For data collection, survey questionnaires were applied and participant observation was carried out for the purpose of recording the interventions. As a basic theory, we used the method of converting the combination knowledge, the basic elements of knowledge management in university libraries and the concept of produsage. The diagnosis was made through the application of the first questionnaire survey of open and closed questions with servers of the Library System. After analyzing the diagnostic data, a survey was made of the infrastructure needs for the implementation of the tool and the preparation of a proposal for the Rectory and Library Coordination of the university. For the implementation and development of the proposal, the categorization of the WikiPampa platform was performed. The creation of a user manual, with usage guidelines and policies, is the final product generated from this research, in addition to the own WikiPampa collaborative platform, tutorial videos, and design principles for integration. As a result, the integration of the wiki tool as support for knowledge management is possible and the design principles for integration were developed, the possibilities and challenges of this integration were also listed. Therefore, WikiPampa can provide the retention and sharing of information as a viable and sustainable alternative to support knowledge management in the university library system.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectWikipor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectUniversity librarieseng
dc.subjectWikieng
dc.subjectCollaborationeng
dc.titleWikipampa: suporte à gestão do conhecimento no sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pampapor
dc.title.alternativeWikipampa: support for management of knowledge in the library system of Federal University of Pampaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo presente projeto tem-se como tema de pesquisa a integração das tecnologias educacionais em rede na gestão do conhecimento em sistemas de bibliotecas universitárias e teve-se por objetivo integrar uma ferramenta wiki para suporte à gestão do conhecimento no Sistema de Bibliotecas (SISBI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Este estudo tem como área de concentração tecnologias educacionais em rede para inovação e democratização da educação e está inserido na linha de pesquisa gestão de tecnologias educacionais em rede. Desta forma, propusemos uma pesquisa de natureza aplicada com procedimentos baseados na abordagem metodológica Design-Based Research (DBR) que ocorreu em quatro fases, com três ciclos iterativos. Para coleta de dados foram aplicados questionários survey e realizou-se observação participante para fins de registros das intervenções. Como teoria de base foi utilizado o modo de conversão do conhecimento combinação, os elementos básicos da gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias e o conceito de produsage. O diagnóstico foi realizado através da aplicação do primeiro questionário survey de perguntas abertas e fechadas com servidores do Sistema de Bibliotecas. Após a análise dos dados do diagnóstico, foi realizado um levantamento das necessidades de infraestrutura para implantação da ferramenta e a elaboração de uma proposta para a Reitoria e Coordenação de Bibliotecas da universidade. Para implementação e desenvolvimento da proposta foi realizada a categorização da plataforma WikiPampa. A confecção de manual de utilização, com diretrizes e políticas de uso, é o produto final gerado a partir desta pesquisa, além da própria plataforma colaborativa WikiPampa, dos vídeos tutoriais e os princípios de design para integração. Obtivemos como resultado, que a integração da ferramenta wiki como suporte à gestão do conhecimento é possível e desenvolveu-se princípios de design para a integração, as possibilidades e desafios dessa integração também foram elencados. Portanto, a WikiPampa pode proporcionar a retenção e compartilhamento da informação enquanto alternativa viável e sustentável para suporte à gestão do conhecimento em sistema de bibliotecas universitárias.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941686828835081por
dc.contributor.referee2Miranda, Angélica Conceição Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480208555392243por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266620886917609por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International