Mostrar registro simples

dc.creatorBotega, Sandra Palma
dc.date.accessioned2018-06-15T21:07:08Z
dc.date.available2018-06-15T21:07:08Z
dc.date.issued2017-06-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13432
dc.description.abstractAccess to federal public universities is as important as the permanence of students in these institutions, since it is through the production of knowledge that the professionals that will act in the competitive market of the most diverse areas are formed. In order to accommodate the students who come to the university with a very differentiated baggage of knowledge, it is necessary that the concepts be worked in a contextualized way, so that the student perceives that the contents approached in the classroom are related to their experiences, As well as the activities inherent in its course. Within the line of research on the development of educational technologies in network, from PPGTER-UFSM, we will work with the production of didactic material for the discipline QMC 1032 Química Agronomia, which is of great relevance, since it requires the choice of contents and requires a movement of transposition of the wise (scientific) knowledge into the knowledge taught. It is also worth noting that teaching material enhances learning when the information contained in it is relevant and relates to other ideas, concepts that anchor new concepts. In this perspective, this project aims to fill the gap between the disciplines of the basic training cycle, specifically the chemistry, and the professional disciplines. The proposed research has a qualitative character and is configured as an action research, in which the subjects of the research will be the students of the first semester of the course of Agronomy of UFSM, the professors involved in the discipline and the researcher who writes here. The research will be developed in six stages, involving an exploratory study of the didactic material currently used, analysis of the teachers' conceptions regarding the didactic material used, as well as their contextualization in said discipline, research and planning of experimental activities, analysis of learning difficulties , The replanning of activities and finally the final product that will be produced and made available in the network, the contextualized didactic material that deals with experimental theory and practices, with the purpose of facilitating learning and arousing students' interest in learning. The teaching of chemistry was delimited for the course of Agronomy as an area of study of this work. This choice was based on the experience of the Laboratory of Analytical Chemistry and the perceptions of teachers in this area, due to the difficulties presented by the students in the learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectDidactic materialeng
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectICTeng
dc.titleMaterial didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomiapor
dc.title.alternativeMultimedia didactic material: potentiating chemistry teaching for agronomy courceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado competitivo das mais diversas áreas. No intuito de acolher os estudantes que chegam à universidade com uma carga de conhecimento muito diferenciada, faz-se necessário que os conceitos sejam trabalhados de maneira contextualizada, para que o estudante perceba que os conteúdos abordados em sala de aula estão relacionados às suas vivências, assim como as atividades inerentes ao seu curso. Dentro da área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e democratização, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do PPGTER- UFSM, iremos trabalhar com a produção de material didático para a disciplina QMC 1032 Química Agronomia, que é de grande relevância, pois requer a escolha de conteúdos e exige um movimento de transposição do saber sábio (científico) para o saber ensinado. Destaca-se ainda que o material didático potencializa o aprendizado quando as informações nele contidas são relevantes e relacionam-se a outras ideias, conceitos que ancorem novos conceitos. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para diminuir a lacuna existente entre as disciplinas do ciclo básico de formação, especificamente a química, e as disciplinas profissionalizantes. A pesquisa proposta possui caráter qualitativo e configura-se como uma pesquisa-ação, na qual os sujeitos da pesquisa serão os estudantes do primeiro semestre do curso de Agronomia da UFSM, os professores envolvidos na disciplina e a pesquisadora que aqui escreve. A pesquisa será desenvolvida em seis etapas, envolvendo, estudo exploratório do material didático utilizado atualmente, análise das concepções dos professores em relação ao material didático usado, bem como sua contextualização na referida disciplina, pesquisa e planejamento das atividades experimentais, análise das dificuldades de aprendizado, o replanejamento das atividades e por último o produto final que será produzido e disponibilizado na rede, o material didático contextualizado que aborda teoria e práticas experimentais, com a finalidade de facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Delimitou-se o ensino de química, para o curso de Agronomia como área de estudo deste trabalho. Esta escolha ocorreu a partir da vivência como técnica de laboratório do setor de Química Analítica e das percepções dos professores desta área, devido às dificuldades apresentadas pelos estudantes no processo de aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030por
dc.contributor.referee2Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950573882043897por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International