dc.contributor.advisor | Cassal, Marcos Luis | |
dc.creator | Peixoto, Lourdes Helena Rodrigues Pontes | |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T13:37:58Z | |
dc.date.available | 2018-06-18T13:37:58Z | |
dc.date.issued | 2010-12-03 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13439 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present work has for objective to detach as it comes being carried through the applicability of
computer science in the Infantile Education, its negative and positive aspects as well as the
approach given to the paper of the educator. The present article argues with theoretical bases
practical the pedagogical one carried through in the schools of the infantile net, and approaches
the necessity of the theoretical qualification of the educators for enrichment of the praxes teaching,
how much to the use of the computer as tool of the education process and learning. Through
bibliographical research and comment of the practical professor and learning in the schools of
Infantile Education of the city of Release, RS, as well as interview carried through with professors in boarding of as it comes being used the computer for the professors and pupils for enrichment of
the learning process. Inside of this approach the prominence for the paper of the educator for the
correct use of the computer as education tool. All work developed in educative computer science
must possess praxes educative in the experience of the child, its evaluative stages needs practical
is of the school, therefore in a constructivist boarding, knowledge does not exist, without concrete
experience. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Computer science | eng |
dc.subject | Childlike education | eng |
dc.subject | Apprenticeship | eng |
dc.title | Informática na educação infantil: aspectos positivos e negativos na aprendizagem enfocando o papel do educador | por |
dc.title.alternative | Computer science in the childlike education: positive and negative aspects in the apprenticeship tackling the paper of the educator | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo destacar como vem sendo realizada a aplicabilidade da
Informática na Educação Infantil, seus aspectos negativos e positivos bem como o enfoque dado
ao papel do educador. Este artigo discute com bases teóricas a prática pedagógica realizada nas
escolas da rede infantil, e aborda a necessidade da capacitação teórica dos educadores para
enriquecimento da práxis docente, quanto ao uso do computador como ferramenta do processo
de ensino e aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica e observação da prática docente e
discente nas escolas de Educação Infantil da cidade de Livramento, RS, bem como entrevista
realizada com professores em abordagem de como vem sendo utilizado o computador pelos
professores e alunos para enriquecimento do processo de aprendizagem. Dentro deste enfoque o
destaque para o papel do educador quanto ao uso correto do computador como ferramenta de
ensino. Todo trabalho desenvolvido em informática educativa deve possuir uma práxis educativa
na vivência da criança, suas etapas evolutivas necessitam de prática fora da escola, pois numa
abordagem construtivista, não existe conhecimento, sem convivência concreta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |