Show simple item record

dc.contributor.advisorSaldanha Filho, Matheus Francisco
dc.creatorPuiati, Lidiane Limana
dc.date.accessioned2018-06-18T13:54:54Z
dc.date.available2018-06-18T13:54:54Z
dc.date.issued2010-04-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13440
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProfessores da educação básicapor
dc.titleA compreensão de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental sobre a educação física escolar e os reflexos na sua prática pedagógicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoFrequentemente o Curso de Pedagogia recebe críticas quanto à competência dos egressos deste para atuarem em sala de aula no desenvolvimento de conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento. A compreensão que os professores têm das diversas áreas disciplinares influencia diretamente na sua prática pedagógica. Nesse trabalho, objetivamos investigar como a compreensão dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), na disciplina de Educação Física, interfere na sua prática pedagógica. Para isso, realizamos entrevistas e questionários com doze professores que atuam, nos AIEF, na disciplina de Educação Física. Em síntese, a disciplina de Educação Física, torna-se, muitas vezes, uma atividade física, prática esta fruto de uma cultura escolar bastante comum nas escolas e que dificulta seu reconhecimento como componente curricular. Percebemos também que a quadra de esportes é a referência de espaço destinado à Educação Física, o que pode ser um indicador de desvinculação desta disciplina às demais do currículo escolar. Diante disso, é preciso que os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, ao formarem professores para atuar na Educação Infantil e nos AIEF para trabalhar com todas as áreas do conhecimento, organizem suas estruturas curriculares de modo a oferecer bases teóricas e metodológicas para trabalhar todas as áreas do conhecimento. Também é de fundamental importância a Formação Continuada em serviço, para que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica e encontrem meios de superação dessas lacunas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.