dc.contributor.advisor | Saldanha Filho, Matheus Francisco | |
dc.creator | Puiati, Lidiane Limana | |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T13:54:54Z | |
dc.date.available | 2018-06-18T13:54:54Z | |
dc.date.issued | 2010-04-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13440 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Professores da educação básica | por |
dc.title | A compreensão de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental sobre a educação física escolar e os reflexos na sua prática pedagógica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Frequentemente o Curso de Pedagogia recebe críticas quanto à competência dos egressos
deste para atuarem em sala de aula no desenvolvimento de conteúdos específicos das
diferentes áreas do conhecimento. A compreensão que os professores têm das diversas
áreas disciplinares influencia diretamente na sua prática pedagógica. Nesse trabalho,
objetivamos investigar como a compreensão dos professores que atuam nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental (AIEF), na disciplina de Educação Física, interfere na sua prática
pedagógica. Para isso, realizamos entrevistas e questionários com doze professores que
atuam, nos AIEF, na disciplina de Educação Física. Em síntese, a disciplina de Educação
Física, torna-se, muitas vezes, uma atividade física, prática esta fruto de uma cultura escolar
bastante comum nas escolas e que dificulta seu reconhecimento como componente
curricular. Percebemos também que a quadra de esportes é a referência de espaço
destinado à Educação Física, o que pode ser um indicador de desvinculação desta disciplina
às demais do currículo escolar. Diante disso, é preciso que os Cursos de Licenciatura em
Pedagogia, ao formarem professores para atuar na Educação Infantil e nos AIEF para
trabalhar com todas as áreas do conhecimento, organizem suas estruturas curriculares de
modo a oferecer bases teóricas e metodológicas para trabalhar todas as áreas do
conhecimento. Também é de fundamental importância a Formação Continuada em
serviço, para que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica e encontrem meios
de superação dessas lacunas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |