Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSaldanha Filho, Matheus Francisco
dc.creatorPuiati, Lidiane Limana
dc.date.accessioned2018-06-18T13:54:54Z
dc.date.available2018-06-18T13:54:54Z
dc.date.issued2010-04-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13440
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProfessores da educação básicapor
dc.titleA compreensão de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental sobre a educação física escolar e os reflexos na sua prática pedagógicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoFrequentemente o Curso de Pedagogia recebe críticas quanto à competência dos egressos deste para atuarem em sala de aula no desenvolvimento de conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento. A compreensão que os professores têm das diversas áreas disciplinares influencia diretamente na sua prática pedagógica. Nesse trabalho, objetivamos investigar como a compreensão dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), na disciplina de Educação Física, interfere na sua prática pedagógica. Para isso, realizamos entrevistas e questionários com doze professores que atuam, nos AIEF, na disciplina de Educação Física. Em síntese, a disciplina de Educação Física, torna-se, muitas vezes, uma atividade física, prática esta fruto de uma cultura escolar bastante comum nas escolas e que dificulta seu reconhecimento como componente curricular. Percebemos também que a quadra de esportes é a referência de espaço destinado à Educação Física, o que pode ser um indicador de desvinculação desta disciplina às demais do currículo escolar. Diante disso, é preciso que os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, ao formarem professores para atuar na Educação Infantil e nos AIEF para trabalhar com todas as áreas do conhecimento, organizem suas estruturas curriculares de modo a oferecer bases teóricas e metodológicas para trabalhar todas as áreas do conhecimento. Também é de fundamental importância a Formação Continuada em serviço, para que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica e encontrem meios de superação dessas lacunas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto