Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorPinheiro, Daiane
dc.date.accessioned2018-06-18T15:05:33Z
dc.date.available2018-06-18T15:05:33Z
dc.date.issued2009-12-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13443
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research focuses on the of continuing education process of Environmental Education Specialization Course of the Federal University of Santa Maria, the distance education mode. We sought to investigate it from the representations of these subjects facing the educational process of students with special educational needs included in mainstream education. This research also seek to investigate the creative ability of future professionals facing the new learning strategies in environmental education targeted to special students in order to address these issues in their training. Thus, we could conduct a theoretical discussion which covers the articulation of the fields of Environmental Education, Special Education and Social-Educational Inclusion. These aspects were highlighted throughout the research and made possible rebuild the past of the special education during the development of inclusive public policies over the years and discuss the formation of environmental educators. The research used a qualitative approach, adopting the method of content analysis. Interactive discussions were made in the learning environment available at the specialization course in environmental education among the research subjects, in the cities of São Sepé e Panambi, state of Rio Grande do Sul. The question suggested proposed a specific reflection regarding the points mentioned above. About this subject, a certain discomfort among the students of the course became clear, due to the more general format approach of the inclusive process, considering the difficulties often experienced by the own subjects of this research, in the day by day in the classroom. However, the discussions collected show willingness and interest in the educational process of students within the Environmental Education, bringing significant suggestions for the development of this work which could promote the educational and social inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleA educação especial sob enfoque conceitual e metodológico de alunos do curso de Educação Ambiental a distância da UFSMpor
dc.title.alternativeSpecial education under the conceptual approach and methodology of students of Environmental Education cours a distance of UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEssa pesquisa versa sobre o processo de formação continuada de alunos do curso de especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, modalidade a distância (EaD). Buscou-se a partir disso investigar as representações desses sujeitos frente ao processo educacional de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na rede regular de ensino. Também coube investigar nessa pesquisa a capacidade criativa desses futuros profissionais frente a novas estratégias de aprendizagem em educação ambiental voltadas a alunos especiais, tendo em vista a abordagem desses temas em sua formação. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da Educação Ambiental, Educação Especial e inclusão educacional/social. Esses aspectos foram sendo evidenciados ao longo da pesquisa e possibilitaram remontar o passado da educação especial perpassando pela evolução histórica das políticas públicas inclusivas bem como abordar uma discussão frente a formação do educador ambiental. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como método a análise de conteúdo. Foram feitas discussões interativas, entre os sujeitos da pesquisa, no ambiente de aprendizagem disponível pelo curso de especialização em educação ambiental – EaD - nos pólos de São Sepé e Panambi -RS. A questão sugerida propunha uma reflexão específica referentes aos eixos antes mencionados. Quanto a isso, pôde-se identificar certo desconforto entre os alunos do curso, frente a formatação generalizante do processo inclusivo, tendo em vista as dificuldades, muitas vivenciadas pelos próprios sujeitos dessa pesquisa, no trabalho diário em sala de aula. No entanto, as argumentações coletadas revelam uma disposição e interesse do processo educativo desses alunos no âmbito da Educação Ambiental, trazendo sugestões significativas para o desenvolvimento desse trabalho o qual poderá promover a inclusão educacional e social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto