dc.contributor.advisor | Jacobi, Luciane Flores | |
dc.creator | Perez, Thaís Batistela | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T11:16:33Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T11:16:33Z | |
dc.date.issued | 2009-03-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13452 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatistica e Modelagem Quantitativa, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Hypertension is one of the most dangerous current diseases because by presenting common symptoms to other illnesses such as dizziness, nauseas and headaches, it is often not perceived and, consequently, not treated, being able to lead to death. Between January 2006 and December 2007 a study was developed with drivers and conductors belonging to the Urban Bus Transport Company Expresso Medianeira from Santa Maria, RS with the purpose of verifying which hypertension-related factors differed between hypertenses and monotenses, determining the prevalence and the risk factors associated to hypertension, as well as to obtain a logistic model capable to describe how the chances of being hypertense are related to the investigated variables. Seventy nine voluntary were studied and we have observed a 11,4% prevalence of hypertenses with trust interval ( IC) of 95% (4,1% to 17,9%), with 55% of them being drivers. At the ending of the research we conclude that the hypertenses’ weight was larger than that of the monotenses (p=0,02; IC: 82Kg-104Kg and 79Kg-85Kg respectively), and the same occurred with the IMC (p<0,01; IC: 27Kg/m²-34Kg/m² and 26Kg/m²-27Kg/m² respectively). A significant difference was verified between both groups in variables high pressure diagnosed (p<0,01), ingestion of medication for pressure control (p<0,01), triglycerides (p=0,04), and cholesterol, which in hypertenses was above the ideal level in 22,22% and in monotenses that percentage was of only 1,43%. It was verified by the adjusted logistic model that the only risk factor related to hypertension was the body mass index (IMC) (p<0,01). Therefore, controlling the weight is the main action in order to avoid blood hypertension. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Hipertensão arterial | por |
dc.subject | Transporte coletivo urbano | por |
dc.subject | Regressão logística | por |
dc.subject | Blood hypertension | eng |
dc.subject | Urban bus transport | eng |
dc.subject | Logistic regression | eng |
dc.title | Fatores que influenciam a hipertensão diagnosticada em motoristas e cobradores de uma empresa do transporte coletivo urbano de Santa Maria, RS | por |
dc.title.alternative | Influential factors on the hypertension diagnosed in drivers and conductors of the urban bus transport company Expresso Medianeira from Santa Maria, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatistica e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | A hipertensão é uma das doenças mais perigosas existentes atualmente, pois por apresentar sintomas comuns a outras doenças, como: tontura, náuseas e dores de cabeça. Muitas vezes não é percebida e consequentemente não é tratada podendo ser letal. Entre janeiro de 2006 e dezembro de 2007, realizou-se um estudo com motoristas e cobradores da empresa de transporte coletivo urbano Expresso Medianeira de Santa Maria - RS. O objetivo deste estudo foi verificar quais fatores associados à hipertensão se diferenciavam entre os hipertensos e monotensos, e de determinar a prevalência e os fatores de risco associados à hipertensão, obter um modelo logístico que descreva como as chances de ser hipertenso estão relacionadas com as variáveis investigadas. Foram estudados 79 colaboradores, observando-se uma prevalência de 11,4% de hipertensos, com Intervalo de Confiança (IC) de 95% (4,1% à 17,9%), sendo que entre os hipertensos 55% são motoristas. Ao término da pesquisa conclui-se que o peso dos hipertensos foi maior do que dos monotensos (p=0,02; IC: 82Kg-104Kg e 79Kg-85Kg respectivamente), também ocorrendo com o IMC, (p<0,01; IC: 27Kg/m²-34Kg/m² e 26Kg/m²-27Kg/m² respectivamente). Verificou-se diferença significativa entre os dois grupos nas variáveis pressão alta diagnosticada (p<0,01), ingestão de medicamento para controlar a pressão (p<0,01), triglicerídeos (p=0,04) e colesterol (p<0,01), que nos hipertensos estava acima do recomendado em 22,22% e nos monotensos esse percentual foi de apenas 1,43%. Pelo modelo logístico ajustado verificou-se que o único fator de risco relacionado à hipertensão foi o índice de massa corporal (IMC), (p<0,01). Portanto controlar o peso é a principal ação para se evitar a hipertensão arterial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |