Formação continuada dos professores e a repercussão nas escolas: uma análise na rede municipal de ensino de Constantina
Resumo
Este trabalho discute a formação continuada de professores e a repercussão na
prática docente, ou seja, analisar esse processo de construção e implementação,
investigando o professor: sua formação e seu compromisso diante da proposta
implementada. O foco do estudo centrou-se nos professores municipais que
participaram do processo de formação, no período de 2001 a 2006, promovido pela
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Constantina. Para essa análise,
foram realizados questionários para os professores que participaram da referida
formação, enviados pelas direções das escolas, escolhidos aleatoriamente, num
total de dezoito sujeitos participantes. Além disso, foi realizada uma análise
documental, que englobou a proposta pedagógica, regimentos escolares, registros e
programação do Curso, legislação vigente que regulamenta a formação de
professores e o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, entre outros. Ao
abordar a formação de professores, primeiramente traçamos o contexto das políticas
públicas que a delineiam. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a formação
continuada de professores, estabelecendo um paralelo com o desenvolvimento da
profissão docente e destacando o papel político e reflexivo do professor no exercício
de sua profissão. Os dados coletados na pesquisa ficaram assim organizados: a
participação na elaboração da proposta pedagógica implementada e dos regimentos
escolares; a formação continuada entendida como ampliação de horizontes para a
implementação das mudanças; as temáticas que mais contribuíram para
fundamentar a nova proposta; a concepção da relação entre a formação continuada
vivenciada e a prática pedagógica na escola; o porquê da participação na formação
continuada; o processo de formação enquanto compreensão do que é ser um/a
educador/a da Escola Cidadã; a participação dos professores para a definição dos
temas para a formação; a concepção das políticas de formação continuada.
Adotamos a pesquisa qualitativa de forma que as respostas dos professores
possibilitassem uma atitude reflexiva sobre a sua prática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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