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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorPin, Sandra Mara Farezin
dc.date.accessioned2018-06-19T12:02:12Z
dc.date.available2018-06-19T12:02:12Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13454
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis paper discusses the continuing education of teachers and impact on teaching practice, or analyze the process of construction and implementation, investigating the teacher: his commitment before the proposed and implemented training and allowance of the whole transformation. The focus of the study focused on teachers who participated in the municipal process of formation in the period 2001 to 2006, promoted by the Municipal Department of Education and Culture of Constantina. For this analysis, surveys were conducted for teachers who participated in the training, sent by the directions of schools, chosen randomly, a total of eighteen subjects participating. It also made a documentary analysis, which included the proposed educational, school regulations, records and scheduling of the course, current legislation regulating the training of teachers and Career Plan of Teaching Public Hall, among others. In addressing the training of teachers, first draw the context of public policies that shape. We performed a literature review on the continuing education of teachers, establishing a parallel with the development of the teaching profession and emphasizing the political role of the teacher and reflexive in developing their craft. Date collected in the research were well organized: participation in drafting the proposed regulations and implemented educational school, the continuing education was a factor relevant to the implementation of changes, the issues that contributed most to support the new proposal, the design of relationship between continuing education and experienced in teaching school, and why the participation in continuing education, the training process has brought the understanding of what is to be a / the teacher / the Citizen School and the participation of teachers to sets the topics for the training, the design of policies for continuing education. We adopted a qualitative research so that answers could allow an attitude of teachers on their reflective practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPapel reflexivopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.titleFormação continuada dos professores e a repercussão nas escolas: uma análise na rede municipal de ensino de Constantinapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho discute a formação continuada de professores e a repercussão na prática docente, ou seja, analisar esse processo de construção e implementação, investigando o professor: sua formação e seu compromisso diante da proposta implementada. O foco do estudo centrou-se nos professores municipais que participaram do processo de formação, no período de 2001 a 2006, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Constantina. Para essa análise, foram realizados questionários para os professores que participaram da referida formação, enviados pelas direções das escolas, escolhidos aleatoriamente, num total de dezoito sujeitos participantes. Além disso, foi realizada uma análise documental, que englobou a proposta pedagógica, regimentos escolares, registros e programação do Curso, legislação vigente que regulamenta a formação de professores e o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, entre outros. Ao abordar a formação de professores, primeiramente traçamos o contexto das políticas públicas que a delineiam. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a formação continuada de professores, estabelecendo um paralelo com o desenvolvimento da profissão docente e destacando o papel político e reflexivo do professor no exercício de sua profissão. Os dados coletados na pesquisa ficaram assim organizados: a participação na elaboração da proposta pedagógica implementada e dos regimentos escolares; a formação continuada entendida como ampliação de horizontes para a implementação das mudanças; as temáticas que mais contribuíram para fundamentar a nova proposta; a concepção da relação entre a formação continuada vivenciada e a prática pedagógica na escola; o porquê da participação na formação continuada; o processo de formação enquanto compreensão do que é ser um/a educador/a da Escola Cidadã; a participação dos professores para a definição dos temas para a formação; a concepção das políticas de formação continuada. Adotamos a pesquisa qualitativa de forma que as respostas dos professores possibilitassem uma atitude reflexiva sobre a sua prática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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