dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Pin, Sandra Mara Farezin | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T12:02:12Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T12:02:12Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13454 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses the continuing education of teachers and impact on teaching
practice, or analyze the process of construction and implementation, investigating the
teacher: his commitment before the proposed and implemented training and
allowance of the whole transformation. The focus of the study focused on teachers
who participated in the municipal process of formation in the period 2001 to 2006,
promoted by the Municipal Department of Education and Culture of Constantina. For
this analysis, surveys were conducted for teachers who participated in the training,
sent by the directions of schools, chosen randomly, a total of eighteen subjects
participating. It also made a documentary analysis, which included the proposed
educational, school regulations, records and scheduling of the course, current
legislation regulating the training of teachers and Career Plan of Teaching Public
Hall, among others. In addressing the training of teachers, first draw the context of
public policies that shape. We performed a literature review on the continuing
education of teachers, establishing a parallel with the development of the teaching
profession and emphasizing the political role of the teacher and reflexive in
developing their craft. Date collected in the research were well organized:
participation in drafting the proposed regulations and implemented educational
school, the continuing education was a factor relevant to the implementation of
changes, the issues that contributed most to support the new proposal, the design of
relationship between continuing education and experienced in teaching school, and
why the participation in continuing education, the training process has brought the
understanding of what is to be a / the teacher / the Citizen School and the
participation of teachers to sets the topics for the training, the design of policies for
continuing education. We adopted a qualitative research so that answers could allow
an attitude of teachers on their reflective practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Papel reflexivo | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.title | Formação continuada dos professores e a repercussão nas escolas: uma análise na rede municipal de ensino de Constantina | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho discute a formação continuada de professores e a repercussão na
prática docente, ou seja, analisar esse processo de construção e implementação,
investigando o professor: sua formação e seu compromisso diante da proposta
implementada. O foco do estudo centrou-se nos professores municipais que
participaram do processo de formação, no período de 2001 a 2006, promovido pela
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Constantina. Para essa análise,
foram realizados questionários para os professores que participaram da referida
formação, enviados pelas direções das escolas, escolhidos aleatoriamente, num
total de dezoito sujeitos participantes. Além disso, foi realizada uma análise
documental, que englobou a proposta pedagógica, regimentos escolares, registros e
programação do Curso, legislação vigente que regulamenta a formação de
professores e o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, entre outros. Ao
abordar a formação de professores, primeiramente traçamos o contexto das políticas
públicas que a delineiam. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a formação
continuada de professores, estabelecendo um paralelo com o desenvolvimento da
profissão docente e destacando o papel político e reflexivo do professor no exercício
de sua profissão. Os dados coletados na pesquisa ficaram assim organizados: a
participação na elaboração da proposta pedagógica implementada e dos regimentos
escolares; a formação continuada entendida como ampliação de horizontes para a
implementação das mudanças; as temáticas que mais contribuíram para
fundamentar a nova proposta; a concepção da relação entre a formação continuada
vivenciada e a prática pedagógica na escola; o porquê da participação na formação
continuada; o processo de formação enquanto compreensão do que é ser um/a
educador/a da Escola Cidadã; a participação dos professores para a definição dos
temas para a formação; a concepção das políticas de formação continuada.
Adotamos a pesquisa qualitativa de forma que as respostas dos professores
possibilitassem uma atitude reflexiva sobre a sua prática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |