O sistema nacional de educação narrado no documento base das Conferências Nacionais de Educação/CONAE e a gestão da escola contemporânea brasileira
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Data
2011-02-28Autor
Pozzobon, Ana Paula da Silva
Metadata
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Frente às mudanças que vêm acontecendo na educação de nosso país, é fundamental
olhar para as políticas públicas que movimentam os processos educacionais. Nesse
sentido, esta pesquisa analisa quais orientações, para a gestão democrática, inclusão e
diversidade, nos oferece o documento base da Conferência Nacional de
Educação/CONAE para a gestão da escola pública contemporânea. Também busca-se
analisar como estes princípios orientadores aparecem no projeto pedagógico da Escola
Municipal de Lagoa Vermelha - RS. Apresenta-se a questão da gestão educacional
democrática brasileira em uma escola contemporânea e busca-se no referencial teórico
as tendências em educação que estão vigorando no país, bem como suas relações
com os princípios orientadores da presente pesquisa. Uma aproximação entre os
princípios do documento base do CONAE e do projeto pedagógico da Escola verifica as
relações entre os princípios orientadores que nomeiam a gestão democrática, a
inclusão e a diversidade nos documentos estudados encerra a presente pesquisa. Para
tanto, a metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa de caráter
documental, desenvolvida a partir da busca de informações em documentos que não
receberam nenhum tratamento científico. Dentre as relações estabelecidas entre as
teorias analisadas, o documento base do CONAE com a análise do projeto pedagógico
da escola, pode-se identificar diferenças que ainda não possibilitam o espaço de gestão
democrática dentro do ambiente escolar, fato que tende a mudanças, pois busca-se
minimizar estas diferenças a fim de garantir educação de qualidade para todos.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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