dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Pozzobon, Ana Paula da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T12:48:00Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T12:48:00Z | |
dc.date.issued | 2011-02-28 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13455 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Before the changes that is happening in education in our country, it’s essential to
change the perspective on the educational processes in order to change our relations
with the world around us. In that sense, this research examines which guidance on
democratic management, inclusion and diversity in today offers the base document of
the National Conference on Education / CONAE for the management of contemporary
public schools and how these guiding principles appear in the educational project of the
Municipal School, Lagoa Vermelha - RS. It presents the question of democratic
educational management in a Brazilian school contemporary, looking at the theoretical
trends in education that are in effect in the country as well as it’s relations with the
guiding principles of this research. A rapprochement between the principles of the basic
document of CONAE and the pedagogical project of School verifies the relations
between the guiding principles that democratic management style, inclusion and
diversity in the documents studied, terminate the present study. For this purpose, the
methodology is based on the qualitative approach of documentary character, developed
from the information-seeking document that received no scientific treatment. Among the
established relationships between the theories discussed, the basic document of
CONAE with the analysis oh the education school can identify differences that still does
not allow the space for democratic management within the school environment, a fact
which tends to change because it seeks to minimize these differences to ensure quality
education for all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.subject | Public politics | eng |
dc.title | O sistema nacional de educação narrado no documento base das Conferências Nacionais de Educação/CONAE e a gestão da escola contemporânea brasileira | por |
dc.title.alternative | The national system of education narrates document based National Conference of Education/CONAE and management of school contemporary brazilian | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Frente às mudanças que vêm acontecendo na educação de nosso país, é fundamental
olhar para as políticas públicas que movimentam os processos educacionais. Nesse
sentido, esta pesquisa analisa quais orientações, para a gestão democrática, inclusão e
diversidade, nos oferece o documento base da Conferência Nacional de
Educação/CONAE para a gestão da escola pública contemporânea. Também busca-se
analisar como estes princípios orientadores aparecem no projeto pedagógico da Escola
Municipal de Lagoa Vermelha - RS. Apresenta-se a questão da gestão educacional
democrática brasileira em uma escola contemporânea e busca-se no referencial teórico
as tendências em educação que estão vigorando no país, bem como suas relações
com os princípios orientadores da presente pesquisa. Uma aproximação entre os
princípios do documento base do CONAE e do projeto pedagógico da Escola verifica as
relações entre os princípios orientadores que nomeiam a gestão democrática, a
inclusão e a diversidade nos documentos estudados encerra a presente pesquisa. Para
tanto, a metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa de caráter
documental, desenvolvida a partir da busca de informações em documentos que não
receberam nenhum tratamento científico. Dentre as relações estabelecidas entre as
teorias analisadas, o documento base do CONAE com a análise do projeto pedagógico
da escola, pode-se identificar diferenças que ainda não possibilitam o espaço de gestão
democrática dentro do ambiente escolar, fato que tende a mudanças, pois busca-se
minimizar estas diferenças a fim de garantir educação de qualidade para todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |