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dc.contributor.advisorPossa, Leandra Bôer
dc.creatorPozzobon, Ana Paula da Silva
dc.date.accessioned2018-06-19T12:48:00Z
dc.date.available2018-06-19T12:48:00Z
dc.date.issued2011-02-28
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13455
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractBefore the changes that is happening in education in our country, it’s essential to change the perspective on the educational processes in order to change our relations with the world around us. In that sense, this research examines which guidance on democratic management, inclusion and diversity in today offers the base document of the National Conference on Education / CONAE for the management of contemporary public schools and how these guiding principles appear in the educational project of the Municipal School, Lagoa Vermelha - RS. It presents the question of democratic educational management in a Brazilian school contemporary, looking at the theoretical trends in education that are in effect in the country as well as it’s relations with the guiding principles of this research. A rapprochement between the principles of the basic document of CONAE and the pedagogical project of School verifies the relations between the guiding principles that democratic management style, inclusion and diversity in the documents studied, terminate the present study. For this purpose, the methodology is based on the qualitative approach of documentary character, developed from the information-seeking document that received no scientific treatment. Among the established relationships between the theories discussed, the basic document of CONAE with the analysis oh the education school can identify differences that still does not allow the space for democratic management within the school environment, a fact which tends to change because it seeks to minimize these differences to ensure quality education for all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectPublic politicseng
dc.titleO sistema nacional de educação narrado no documento base das Conferências Nacionais de Educação/CONAE e a gestão da escola contemporânea brasileirapor
dc.title.alternativeThe national system of education narrates document based National Conference of Education/CONAE and management of school contemporary brazilianeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoFrente às mudanças que vêm acontecendo na educação de nosso país, é fundamental olhar para as políticas públicas que movimentam os processos educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa analisa quais orientações, para a gestão democrática, inclusão e diversidade, nos oferece o documento base da Conferência Nacional de Educação/CONAE para a gestão da escola pública contemporânea. Também busca-se analisar como estes princípios orientadores aparecem no projeto pedagógico da Escola Municipal de Lagoa Vermelha - RS. Apresenta-se a questão da gestão educacional democrática brasileira em uma escola contemporânea e busca-se no referencial teórico as tendências em educação que estão vigorando no país, bem como suas relações com os princípios orientadores da presente pesquisa. Uma aproximação entre os princípios do documento base do CONAE e do projeto pedagógico da Escola verifica as relações entre os princípios orientadores que nomeiam a gestão democrática, a inclusão e a diversidade nos documentos estudados encerra a presente pesquisa. Para tanto, a metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa de caráter documental, desenvolvida a partir da busca de informações em documentos que não receberam nenhum tratamento científico. Dentre as relações estabelecidas entre as teorias analisadas, o documento base do CONAE com a análise do projeto pedagógico da escola, pode-se identificar diferenças que ainda não possibilitam o espaço de gestão democrática dentro do ambiente escolar, fato que tende a mudanças, pois busca-se minimizar estas diferenças a fim de garantir educação de qualidade para todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [290]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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