Análise sistêmica das relações de trabalho na educação: uma ferramenta de gestão educacional
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Data
2009-12-15Autor
Prestes, Ludimila Inês Nunes
Metadata
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Estudar o papel das interações entre os membros do sistema escolar e,
conseqüentemente, o seu reflexo sobre a gestão e o ensino-aprendizagem é de
fundamental importância para os membros do sistema. Pensando nas interações
como influências externas/internas do processo de ensino-aprendizagem,
questionou-se quanto ao grau de relevância das interações entre os profissionais de
educação e seu desempenho no âmbito escolar. Diante do exposto, o presente
estudo teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico com foco na análise
sistêmica das dificuldades laborais advindas de disfunções na interação entre os
profissionais do sistema escola, possibilitando, posteriormente, facilitar o processo
ensino-aprendizagem através de um olhar sistêmico. Para tanto, estabeleceu-se
como objetivos específicos discutir algumas definições de aprendizagem; fazer um
levantamento bibliográfico dos fatores que poderiam influenciar os professores em
sua atuação profissional; verificar se as disfunções nas interações podem
influenciam o desempenho profissional; sugerir estratégias para amenizar as
dificuldades e/ou melhorar a interação entre estes profissionais. A partir da literatura
consultada, observou-se que vários fatores internos (emocionais, afetivos,
motivacionais, auto-estima) e externos (sócio-econômicos, estrutura física, contexto
escolar, recursos materiais e humanos) podem influenciar positivamente ou
negativamente o desempenho dos profissionais, destacando-os enquanto interrelacionados
e interdependentes, tal como são compreendidos pela teoria sistêmica.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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