Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossa, Leandra Bôer
dc.creatorPrestes, Ludimila Inês Nunes
dc.date.accessioned2018-06-19T13:08:56Z
dc.date.available2018-06-19T13:08:56Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13456
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractTo study the role of interactions between the members of the school system and, consequently, its reflection on the management and on the teaching-learning is of fundamental importance for the members of the system. This understanding is developed with focus on the Systemic Theory, where the object on which the intervention will occur is the interaction between the subjects that make up the system. Therefore considering the interactions as external / internal influences of the teaching-learning process, the degree of relevance of the interactions between education professionals and their performance at school was questioned. In this light, this study aimed to make a bibliographical study focused on the systemic analysis of labor difficulties arising from the dysfunctions in the interaction between the school system professionals. With the results, the construction of strategies to facilitate the teaching-learning process through a systemic perspective is enabled. Therefore, it was established as specific objectives to present some definitions of learning; to make a bibliographical survey of factors that could influence teachers in their professional careers; check whether the dysfunctions in the interactions can affect job performance; suggest strategies to mitigate the difficulties and / or improve the interaction between these professionals. From the literature consulted, it was observed that several internal and external factors can influence positively or negatively the performance of professionals. As they are understood by the Systemic Theory, these factors find themselves interrelated and interdependent.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria sistêmicapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectSystemic theoryeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectInteractionseng
dc.titleAnálise sistêmica das relações de trabalho na educação: uma ferramenta de gestão educacionalpor
dc.title.alternativeSystemic analysis of labor relations in education: a toll for educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEstudar o papel das interações entre os membros do sistema escolar e, conseqüentemente, o seu reflexo sobre a gestão e o ensino-aprendizagem é de fundamental importância para os membros do sistema. Pensando nas interações como influências externas/internas do processo de ensino-aprendizagem, questionou-se quanto ao grau de relevância das interações entre os profissionais de educação e seu desempenho no âmbito escolar. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico com foco na análise sistêmica das dificuldades laborais advindas de disfunções na interação entre os profissionais do sistema escola, possibilitando, posteriormente, facilitar o processo ensino-aprendizagem através de um olhar sistêmico. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos discutir algumas definições de aprendizagem; fazer um levantamento bibliográfico dos fatores que poderiam influenciar os professores em sua atuação profissional; verificar se as disfunções nas interações podem influenciam o desempenho profissional; sugerir estratégias para amenizar as dificuldades e/ou melhorar a interação entre estes profissionais. A partir da literatura consultada, observou-se que vários fatores internos (emocionais, afetivos, motivacionais, auto-estima) e externos (sócio-econômicos, estrutura física, contexto escolar, recursos materiais e humanos) podem influenciar positivamente ou negativamente o desempenho dos profissionais, destacando-os enquanto interrelacionados e interdependentes, tal como são compreendidos pela teoria sistêmica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto