dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Pereira, Alcimari Soares | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T15:25:54Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T15:25:54Z | |
dc.date.issued | 2009-03-13 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13461 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This paper proposes to identify and analyze the conceptions that teachers have
about the early years in elementary school at a institution located in the west side
of Santa Maria (RS) upon childhood in situation of social vulnerability, investigating
its possible impact on educational management. The theoretical basis of this
research is referenced by the contributions of Lück (2006) and Ferreira (2001) in
the field of Educational Management, the studies of Aries (1981), Pinheiro (2006)
and Corazza (2004) about the history of childhood and the broader concept of
social vulnerability in which we highlight the ideas of Mosque & Sierra (2006). The
methodological approach is qualitative which becomes into a case study that used
as a tool for data collection, literature research and semi-structured interviews. The
results show that the conceptions about children in situations of social vulnerability
do not consider the relations established inside the school as factors of
vulnerability. It was found that the concept of social vulnerability is associated to
factors from outside the school, and the idyllic conception of childhood does not
give it the status of citizenship in the present, but for a future that is responsibility of
the school prepare for them. However, teachers do not give themselves the place
of participation, and the management has not completely overcome the
centralization and hierarchy in the model of school administration, nor the
conceptions about children as objects of protection assistance, control, discipline
or social repression, to replace it by the subject with rights who can build up itself
at school environment from participatory management practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Social vulnerability | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | A gestão educacional numa escola da periferia urbana de Santa Maria/RS: a infância em situação de vulnerabilidade social | por |
dc.title.alternative | The management education in a school of urban periphery of Santa Maria/RS: a childhood in social situation of vulnerability | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propoe-se a identificar e analisar as concepções que possuem
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola situada na
região oeste de Santa Maria (RS) acerca da infância em situação de
vulnerabilidade social, investigando suas possíveis repercussões na gestão
educacional. A fundamentação teórica desta pesquisa está referenciada pela
pelas contribuições de Lück (2006) e Ferreira (2001) no campo da Gestão
Educacional, pelos estudos de Áries (1981), Pinheiro (2006) e Corazza (2004)
quanto à história da infância, e no conceito mais amplo de vulnerabilidade social
no qual se destacam as idéias de Mesquita & Sierra (2006). A abordagem
metodológica é de caráter qualitativo, constituindo-se em estudo de caso que
utilizou como instrumento de coleta de dados pesquisa bibliográfica e entrevistas
semi-estruturadas. Os resultados obtidos evidenciam que as concepções acerca
da infância em situação de vulnerabilidade social não consideram as relações
estabelecidas no interior da escola como elementos que reproduzem a
vulnerabilidade social ao invés de combate-la. Constatou-se que o conceito de
vulnerabilidade social é associado a fatores considerados alheios à escola, e que
a concepção idílica da infância não confere à criança o status de cidadania para o
presente, mas para um futuro que cabe a escola preparar. Entretanto, os
professores não atribuem a si mesmos o lugar da participação, sendo que a
gestão ainda não superou completamente a centralização e a hierarquia
existentes no paradigma da administração escolar, nem tão pouco as concepções
acerca da infância como objeto de proteção assistencialista, de controle e
disciplina ou de repressão social, para substituí-lo pelo de sujeito de direitos que
pode consolidar-se no ambiente escolar a partir de práticas de gestão
participativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |