Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorPereira, Alcimari Soares
dc.date.accessioned2018-06-19T15:25:54Z
dc.date.available2018-06-19T15:25:54Z
dc.date.issued2009-03-13
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13461
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis paper proposes to identify and analyze the conceptions that teachers have about the early years in elementary school at a institution located in the west side of Santa Maria (RS) upon childhood in situation of social vulnerability, investigating its possible impact on educational management. The theoretical basis of this research is referenced by the contributions of Lück (2006) and Ferreira (2001) in the field of Educational Management, the studies of Aries (1981), Pinheiro (2006) and Corazza (2004) about the history of childhood and the broader concept of social vulnerability in which we highlight the ideas of Mosque & Sierra (2006). The methodological approach is qualitative which becomes into a case study that used as a tool for data collection, literature research and semi-structured interviews. The results show that the conceptions about children in situations of social vulnerability do not consider the relations established inside the school as factors of vulnerability. It was found that the concept of social vulnerability is associated to factors from outside the school, and the idyllic conception of childhood does not give it the status of citizenship in the present, but for a future that is responsibility of the school prepare for them. However, teachers do not give themselves the place of participation, and the management has not completely overcome the centralization and hierarchy in the model of school administration, nor the conceptions about children as objects of protection assistance, control, discipline or social repression, to replace it by the subject with rights who can build up itself at school environment from participatory management practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleA gestão educacional numa escola da periferia urbana de Santa Maria/RS: a infância em situação de vulnerabilidade socialpor
dc.title.alternativeThe management education in a school of urban periphery of Santa Maria/RS: a childhood in social situation of vulnerabilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho propoe-se a identificar e analisar as concepções que possuem professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola situada na região oeste de Santa Maria (RS) acerca da infância em situação de vulnerabilidade social, investigando suas possíveis repercussões na gestão educacional. A fundamentação teórica desta pesquisa está referenciada pela pelas contribuições de Lück (2006) e Ferreira (2001) no campo da Gestão Educacional, pelos estudos de Áries (1981), Pinheiro (2006) e Corazza (2004) quanto à história da infância, e no conceito mais amplo de vulnerabilidade social no qual se destacam as idéias de Mesquita & Sierra (2006). A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, constituindo-se em estudo de caso que utilizou como instrumento de coleta de dados pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos evidenciam que as concepções acerca da infância em situação de vulnerabilidade social não consideram as relações estabelecidas no interior da escola como elementos que reproduzem a vulnerabilidade social ao invés de combate-la. Constatou-se que o conceito de vulnerabilidade social é associado a fatores considerados alheios à escola, e que a concepção idílica da infância não confere à criança o status de cidadania para o presente, mas para um futuro que cabe a escola preparar. Entretanto, os professores não atribuem a si mesmos o lugar da participação, sendo que a gestão ainda não superou completamente a centralização e a hierarquia existentes no paradigma da administração escolar, nem tão pouco as concepções acerca da infância como objeto de proteção assistencialista, de controle e disciplina ou de repressão social, para substituí-lo pelo de sujeito de direitos que pode consolidar-se no ambiente escolar a partir de práticas de gestão participativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto