dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Pereira, Priscila Garcez | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T13:54:30Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T13:54:30Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13471 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The work to follow is characterized as a qualitative research of inquiry that has for objective to know as the pertaining to school inclusion comes being worked with the pupils of a school of formation of the Normal Course. For the accomplishment of this work a documentary research was effected, where some referring data to the preparation of these future teachers how much to the inclusive education had been collected, such as curricular grating, picture of teachers and qualifications, contents programmarians and Project Pedagogical Politician of the school. The literature revision mentions to it the theoretical recital that was adopted to deal with the subject and the problem the research, being divided in three chapters: soon historical of the special education, the challenge of the educational inclusion and formation of teachers. The objective considered for the present work was reached and the result designates the absence of disciplines and contents that tangenciem the special education/inclusive education in the course in question. It points with respect to the long way that needs to be constructed and to be trod in what it refers to the initial formation of teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Formation of teachers | eng |
dc.title | Capacitação docente e o desafio da educação inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho a seguir caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de investigação que tem por objetivo conhecer como a inclusão escolar vem sendo trabalhada com os alunos de uma escola de formação do Curso Normal. Para a realização deste trabalho foi efetuada uma pesquisa documental, onde foram coletados alguns dados referentes à preparação desses futuros professores quanto à educação inclusiva, tais como grade curricular, quadro de professores e capacitações, conteúdos programáticos e Projeto Político Pedagógico da escola. A revisão de literatura refere-se à fundamentação teórica que foi adotada para tratar o tema e o problema da pesquisa, estando dividida em três capítulos: breve histórico da educação especial, o desafio da inclusão educacional e formação de professores. O objetivo proposto pelo presente trabalho foi alcançado e o resultado assinala a ausência de disciplinas e conteúdos que tangenciem a educação especial/educação inclusiva no curso em questão. Aponta para o longo caminho que precisa ser construído e trilhado no que tange a formação inicial de professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |