dc.contributor.advisor | Guareschi, Taís | |
dc.creator | Paula, Maria Doralina Guterres | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T15:02:36Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T15:02:36Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13473 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The central focus of this paper is the formation of students with cognitive and pedagogical practices used in the training and learning. The Law of Directives and Bases of National Education - LDBEN No. 93949/96, which mandates the inclusion of special students in regular school, provides a set of resources and services specially organized for the purpose of supporting, supplementing, or even common supplementary educational services. Thus, the school is committed to inclusion of learner in the social, cultural and scientific. Conceptions of knowledge indicate that when there is learning there are changes in behavior. In Piagetian line of thought in which cognitive development is effective in evolutionary stages observable in all children, the possibilities of educating with cognitive impairment are more invisible by the difference in the pace of learning. Based on these studies, it is known that the way they process and express the schemes they learn, how to assimilate, accommodate and balance this knowledge differ from students without the deficit. As the school and teachers before the act that mobilizes different studies since the learner with cognitive impairment emphasizes the feelings and situations, where as more intensely all that experience. The recognition and appreciation of their achievements and progress is what motivates learning, and advertises itself as one of the biggest challenges faced by schools and teachers. We must join forces, schools, families and community so that there is awareness by the authorities to equip schools, to acquire material to support and train teachers. Thus, the school and teachers will have better conditions to welcome these students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Práticas pedagógicas e déficit cognitivo | por |
dc.title.alternative | Educational practices and cognitive deficit | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O foco central desse artigo é a formação dos educandos com déficit cognitivo bem como as práticas pedagógicas utilizadas no processo de formação e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L.D.B.E.N. nº. 93949/96, que torna obrigatória a inclusão de educandos especiais em escola regular, assegura um conjunto de recursos e serviços especiais organizados com a finalidade de apoiar, suplementar ou, ainda, complementar os serviços educacionais comuns. Assim, a escola tem como compromisso a inclusão desse educando nos ambientes sociais, culturais e científicos. Concepções sobre conhecimento indicam que quando há aprendizagem, há mudanças de comportamento. Na linha do raciocínio piagetiano em que o desenvolvimento cognitivo se efetiva em estágios evolutivos observáveis em todas as crianças, as possibilidades do educando com déficit cognitivo ficam mais invisibilizadas pela diferença no ritmo de aprendizagem. Com base nesses estudos, sabe-se que a forma como processam e expressam esquemas do que aprendem, a forma como assimilam, acomodam e equilibram esse conhecimento difere dos educandos sem o déficit. Como a escola e professores agem diante do diferente mobiliza esse estudo, pois, o educando com déficit cognitivo enfatiza os sentimentos e situações, considerando com mais intensidade tudo o que experiencia. O reconhecimento e valorização de suas conquistas e progressos é o que o motiva e impulsiona a aprender e, se anuncia como um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas e professores. É preciso unir forças, escola, famílias e comunidade para que haja conscientização por parte das autoridades em equipar escolas, adquirir material de apoio e, capacitar professores. Assim, a escola e professores terão condições melhores de receber bem esses alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |