Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um cilindro por meio de três atividades compostas por 10 itens orientadas pelos pressupostos da modelagem matemática. Para tanto, toma-se como referencial teórico os registros de representação semiótica e a modelagem matemática e como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Por meio da produção e análise dos dados é possível concluir que as atividades norteadas pelos pressupostos da modelagem matemática viabilizam a mobilização e exploração de diferentes registros de representação semiótica, bem como uma postura investigativa nos participantes. As ações desenvolvidas na resolução das atividades permitem aos licenciandos o processo de coordenação entre registros de representação do mesmo objeto matemático, evidenciando a apreensão do modelo matemático que determina o volume de cilindro na posição horizontal por meio de registros figurais, em língua natural, algébricos, simbólicos e gráficos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: