dc.creator | Corrêa, Janaina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T19:00:31Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T19:00:31Z | |
dc.date.issued | 2017-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13481 | |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate if and how students from the Mathematics Undergraduate course of the Federal University of Santa Maria (UFSM) mobilize semiotic representations when teaching the concept of fuel volume in a cylinder through three activities consisting of 10 items, based on assumptions from mathematics modelling. For this, the theoretical background is based on the register of semiotic representation theory by Duval (2003, 2004, 2011, 2012), mathematical modelling by Biembengut and Hein (2003) and, as a methodological approach, studies on quantitative research by Lüdke and André (1986). From the data production and analysis, it is possible to conclude that activities based on assumptions of mathematic modelling enable the mobilization and the approaching of different registers of semiotics representation, as well as an investigative attitude of the participants. The developed actions have allowed the undergraduate students to teach using the coordinating register process of representation from the same mathematical object, highlighting their knowledge acquisition, necessary in order to understand the different cylinder volume characteristics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Registros de representação semiótica | por |
dc.subject | Volume do cilindro | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Geometria espacial | por |
dc.subject | Semiotic representation register | eng |
dc.subject | Cylinder volume | eng |
dc.subject | Mathematical modelling | eng |
dc.subject | Space geometry | eng |
dc.title | Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática | por |
dc.title.alternative | Register of semiotic representation mobilized in the obtainment of the volume of a cylinder: an activity oriented by the principles of mathematical modelling | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um cilindro por meio de três atividades compostas por 10 itens orientadas pelos pressupostos da modelagem matemática. Para tanto, toma-se como referencial teórico os registros de representação semiótica e a modelagem matemática e como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Por meio da produção e análise dos dados é possível concluir que as atividades norteadas pelos pressupostos da modelagem matemática viabilizam a mobilização e exploração de diferentes registros de representação semiótica, bem como uma postura investigativa nos participantes. As ações desenvolvidas na resolução das atividades permitem aos licenciandos o processo de coordenação entre registros de representação do mesmo objeto matemático, evidenciando a apreensão do modelo matemático que determina o volume de cilindro na posição horizontal por meio de registros figurais, em língua natural, algébricos, simbólicos e gráficos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mariani, Rita de Cássia Pistóia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330933788557081 | por |
dc.contributor.referee1 | Soares, Maria Arlita da Silveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3103885429038868 | por |
dc.contributor.referee2 | Vielmo, Sandra Eliza | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7959357283282286 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6580263263117950 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |