O computador como potencializador das interfaces de atuação e formação docente
Resumo
A sociedade do conhecimento surge no mundo hodierno e se caracteriza pelas marcantes e aceleradas inovações das tecnologias, sobretudo, o uso do computador, que exige, dos atores educacionais, capacidade de apreender e converter o fluxo contínuo de informação em conhecimento/saberes. Assim, este artigo monográfico, discute como essa ferramenta pode ser usada para potencializar o processo de ensino/aprendizagem no ambiente escolar. Neste sentido, a pesquisa traz novos questionamentos para uma ação/reflexão/ação das práticas pedagógica de forma a oportunizar a formação continuada do professor no cotidiano de aprendência, ou seja, onde habilidades e competências são potencializadas neste mundo interconectado. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, pois as principais contribuições teóricas foram selecionadas em materiais publicados e, descritiva, devido à observação, registro e análise dessas literaturas. O método de abordagem foi o qualitativo, porque se analisaram aspectos subjetivos nas leituras. Enfim, o uso do computador, concebido pelo prisma da promoção de modificações e não somente como um ofertar de um instrumental técnico a ser utilizado, perpassa distintos momentos e dimensões do professor, envolvendo-o como agente de (trans)formação e edificante de histórias de vida.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: