Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossa, Leandra Bôer
dc.creatorPetersen, Maureline
dc.date.accessioned2018-06-21T12:54:36Z
dc.date.available2018-06-21T12:54:36Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13487
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlunos com alto comprometimento neuropsicomotorpor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectRealidadepor
dc.titleAtendimento de alunos com alto comprometimento neuropsicomotor: política e realidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoTrabalhar com a teoria e a prática é uma perspectiva que nos traz a possibilidade de analisar significativamente como uma implica significados e expectativas à outra. Com este trabalho foi esse confronto que pretendi realizar, analisar a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e como a mesma vem sendo contemplada nas realidades escolares de alguns municípios da AMCENTRO - Associação dos Municípios do Centro do Estado do Rio Grande do Sul. Teve-se como foco central da pesquisa saber como estava ocorrendo o atendimento das pessoas com alto comprometimento neuropsicomotor em tais municípios através da resposta ao questionário, instrumento utilizado para obtenção de tais dados. Sendo assim, com esse trabalho formulou-se um panorama sucinto de como esses atendimentos estão ocorrendo em 7 cidades da região central do estado e como esse cenário tem relação com a política, seus consensos e dissensos. O panorama inclusivo encontrado nestes municípios infelizmente é muito precário e a maioria dos municípios relata não ter condições de recursos materiais e humanos para o bom atendimento das demandas desses alunos, o que vem contra as bases da política inclusiva que tem como foco a inclusão de qualidade de todos os alunos na rede regular de ensino. Portanto, este trabalho traz um levantamento sobre dados da política, realidades dos municípios e suas interligações, seja em viesses positivos ou negativos concluindo então como este panorama instaura-se e o que seria necessário para a tentativa de mudanças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto