dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Petersen, Maureline | |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T12:54:36Z | |
dc.date.available | 2018-06-21T12:54:36Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13487 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alunos com alto comprometimento neuropsicomotor | por |
dc.subject | Política | por |
dc.subject | Realidade | por |
dc.title | Atendimento de alunos com alto comprometimento neuropsicomotor: política e realidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Trabalhar com a teoria e a prática é uma perspectiva que nos traz a possibilidade de
analisar significativamente como uma implica significados e expectativas à outra.
Com este trabalho foi esse confronto que pretendi realizar, analisar a Política de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e como a mesma vem
sendo contemplada nas realidades escolares de alguns municípios da AMCENTRO -
Associação dos Municípios do Centro do Estado do Rio Grande do Sul. Teve-se
como foco central da pesquisa saber como estava ocorrendo o atendimento das
pessoas com alto comprometimento neuropsicomotor em tais municípios através da
resposta ao questionário, instrumento utilizado para obtenção de tais dados. Sendo
assim, com esse trabalho formulou-se um panorama sucinto de como esses
atendimentos estão ocorrendo em 7 cidades da região central do estado e como
esse cenário tem relação com a política, seus consensos e dissensos. O panorama
inclusivo encontrado nestes municípios infelizmente é muito precário e a maioria dos
municípios relata não ter condições de recursos materiais e humanos para o bom
atendimento das demandas desses alunos, o que vem contra as bases da política
inclusiva que tem como foco a inclusão de qualidade de todos os alunos na rede
regular de ensino. Portanto, este trabalho traz um levantamento sobre dados da
política, realidades dos municípios e suas interligações, seja em viesses positivos ou
negativos concluindo então como este panorama instaura-se e o que seria
necessário para a tentativa de mudanças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |