Educação matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo no Rio Grande do Sul: diálogos com professores formadores
Resumo
A presente pesquisa investiga a estrutura dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul e o envolvimento de professores das mais variadas áreas do conhecimento, entre eles, os professores formadores do componente curricular voltado à Matemática. O objetivo principal deste trabalho é analisar o processo formativo nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza à luz dos estudos de Bakhtin, na perspectiva dialógica, em três Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Nessa perspectiva, tecem-se diálogos com os professores formadores do componente curricular voltado à Matemática para compreender como ocorre a interação das diversas áreas do conhecimento. Para tanto, com o aporte teórico-metodológico acerca da teoria dialógica de Bakhtin, abordam-se os conceitos de dialogismo, alteridade e ato; um mundo novo e desafiador quando se assume o ramo da linguística. Considera-se a Licenciatura em Educação do Campo emergente, dada a relevância dos movimentos sociais concretizada por uma multiplicidade de vozes que ecoaram pelo Brasil, tornando-se uma realidade. O que existe, no presente momento, é uma projeção de egresso, com o diferencial de resgatar e valorizar os diversos saberes e promover a aproximação das práticas sociais e culturais da vida no (do) campo com o conhecimento científico. A investigação recorreu à fundamentação teórica acerca da retomada histórica da temática Educação do Campo no Brasil, da trajetória do Movimento da Educação do Campo, das políticas de implementação deste curso, da organização do currículo, respeitando o tempo do campo por meio da Pedagogia da Alternância, a integração de diversos saberes e as possibilidades de articulação com a Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória e descritiva, que teve como instrumentos de coleta de informações a entrevista semiestruturada com os professores formadores, o diálogo com os alunos de uma das instituições e tópicos do acompanhamento do Tempo Universidade, realizado em uma das instituições participantes da pesquisa, buscando apreender o complexo processo formativo desenvolvido nessa nova modalidade de graduação. Os dados analisados apontam que há uma relação dialógica entre o discurso dos professores formadores do componente curricular voltado à Matemática, um dos protagonistas desta história, inteiramente responsivos por seus atos, e outros enunciados cujos interlocutores são os demais professores, que estão consolidando, um curso de licenciatura com muitas peculiaridades, num processo formativo que tem o diferencial preconizado pela interdisciplinaridade.
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