Educação inclusiva: integrar x incluir educar na universidade
Resumo
Neste trabalho constam idéias relativas às práticas docentes a partir da
análise das ações de professores visando suscitar reflexões que provoquem a
busca de um novo paradigma, que expresse atitudes mais inovadoras,
respondendo às expectativas e necessidades dos tempos atuais no que tange a
educação inclusiva: integrar x incluir educar na diversidade. Diante dos diversos
aspectos abordados, realizou-se um breve histórico da Educação Especial, uma
análise de realidade escolar, a importância da família para o desenvolvimento e
aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais, a
contribuição da teoria de Vygotski e da escola para todos, as dificuldades de
aprendizagens, o educador e o desafio da prática pedagógica na educação
inclusiva. A partir dos dados coletados verificou-se a preocupação dos
professores em relação aos alunos inclusos nas classes regulares, mas ao
mesmo tempo pode-se perceber que em sua formação não receberam suporte
para desenvolver um trabalho significativo com os mesmos. Neste sentido, buscase
trabalhar um referencial teórico que fundamenta o fazer didático do professor,
dentro de uma perspectiva onde a construção do saber se sobressaia à
reprodução. É com esta intenção que se realiza este trabalho de pesquisa
bibliográfica, para servir de sugestão para os educadores repensarem suas
práticas pedagógicas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: