O ensino de matemática no contexto da gestão escolar: um estudo no município de Sertão/RS
Resumo
A presente monografia tematiza sobre o ensino de Matemática no contexto da
gestão escolar, sobretudo no que se refere à gestão da sala de aula realizada pelo
professor gestor. O estudo objetivou investigar a viabilidade do uso da
interdisciplinaridade na gestão pedagógica das aulas de Matemática da oitava série
da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, localizada no município
de Sertão/RS. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como
um estudo de caso. Os dados foram coletados através de um questionário
respondido por 12 alunos, sendo que foram enviados para 19 alunos da oitava série
do ensino fundamental da escola participante do estudo. Com a pesquisa observouse
que os estudantes resolveram as situações-problema a partir do tema proposto e
assumiram um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Assim, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade possibilitou a construção de
conceitos matemáticos e contribuiu para resultados significativos no processo de
aprendizagem escolar. Além disso, oportunizou ao aluno assumir o papel de
pesquisador e ao professor gestor, mediar esse processo. Por fim, entende-se ser
urgente a mudança de atitude de professores gestores na sala de aula,
recomendando-se o uso da interdisciplinaridade e da gestão escolar participativa no
processo de ensino e aprendizagem, visando a construção de uma escola cidadã.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: