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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorCarpenedo, Vera Danair
dc.date.accessioned2016-03-17T13:47:35Z
dc.date.available2016-03-17T13:47:35Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1351
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe present monograph is a study on Educational the Public Politics of the reserve of the retaken Serrinha from the recent one of lands for the Kaingang indians. The focus of the research articulates the relation of the indians with the education developed in the reserve since the inoccupation of the colonists until the retaken one of lands for the indians. One initiates with a historical reflection on the hegemonic rescue of the conflicts between the Whites and Indians until arriving at an educational suggestion of proposal differentiated for the aboriginal reserve of the Serrinha. Proposal this that considers a referring reflection to the educational politics and its action by means of the reality lived in classroom for the professors of the reserve, the end to provide to an education of quality aiming at a democratic and participativa management of the aboriginal education. The methodology used account with a theoretical basement on the subject, beyond the use of secondary sources as half-directive interviews and stories of history of lives with aboriginal, managing indians, professors, leaderships educational, information and documents of governmental bodies and the involved pertaining to school institutions in the resolution of the problem of the reserve of the Serrinha. Still, as complementation of the research, will be used the technique of daily of field. As conclusion I wait that this study it can point probable subsidies with respect to the implementations of public politics that aim at the guarantee of the right the cultural differences of the people kaigangue, for the elaboration of the resumes of the aboriginal schools, for the formation of educators contributing to exert the management right the school specifies thought for them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticaspor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectGestãopor
dc.titlePolíticas educacionais: uma proposta de gestão diferenciada das escolas indígenas da Reserva da Serrinhapor
dc.title.alternativeEducational politics: a proposal of management differentiated of the aboriginal schools of the Reserve of the Serrinhaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia é um estudo sobre as Políticas Públicas Educacionais da reserva da Serrinha a partir da recente retomada das terras pelos índios Kaingang. O foco da pesquisa articula a relação dos índios com a educação desenvolvida na reserva desde a desocupação dos colonos até a retomada das terras pelos índios. Inicia-se com uma reflexão histórica sobre o resgate hegemônico dos conflitos entre os Brancos e Índios até chegar a uma sugestão de proposta educacional diferenciada para a reserva indígena da Serrinha. Proposta essa que propõe uma reflexão referente às políticas educacionais e a suas ações mediante a realidade vivida em sala de aula pelos professores da reserva, a fim proporcionar uma educação de qualidade visando uma gestão democrática e participativa da educação indígena. A metodologia utilizada conta com um embasamento teórico sobre o assunto, além da utilização de fontes secundárias como entrevistas semi-diretivas e relatos de história de vidas com índios, professores, lideranças indígenas, gestores educacionais, informações e documentos de órgãos governamentais e das instituições escolares envolvidas na resolução do problema da reserva da Serrinha. Ainda, como complementação da pesquisa, será utilizada a técnica de diário de campo. Como conclusão espero que esse estudo possa apontar prováveis subsídios para as implementações de políticas públicas que visam a garantia do direito as diferenças culturais do povo kaigangue, para a elaboração dos currículos das escolas indígenas, para a formação de educadores contribuindo para exercerem o direito de gestão a escola especifica pensada por eles.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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