dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Brito, Maria Célia Andrade | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T13:26:39Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T13:26:39Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13520 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to recognize the importance of the Politicalpedagogical
Project and existing challenges in managing democratic and
participatory public school in the context of two public schools, municipal of the city of
Fortaleza in the State of Ceará, observing in practice, as if the effective involvement
and participation of all segments of the school community in the process and, as
these outweigh its limitations, seeking possible solutions to improve the quality of the
educational process. Participatory management is one of the most complex of
modern general theory of administration, involving various concepts, techniques,
practical experience and a deep philosophical content-doctrinal. For the
implementation of a democratic management, is essential to the use of certain
mechanisms that intensify this holding position. The Political-pedagogical Project,
Participatory planning and School Board are its sharper expressions. Whereas these
understandings, this monograph aims to analyze the experience of manufacturing
practices and work collectives within the two institutions surveyed school; analyze the
changes of paradigms in front of the school's need; check the democratic actions and
programs which prioritize quality of teaching; know the attitude of the managers and
teachers committed to a quality education for all. In this intent, we used the
bibliographic search as a first step, building on the vision of the authors of the area
and expanding the reflections on the topic from an investigative look. The second
stage occurred with the meeting of the researcher with the subjects of the study the
two school units, search field. For both meetings and visits were used which enabled
a critical attention and direct the process, to be examined in particular the
participation of teachers, in the construction of Pedagogical political Project and the
involvement of the whole school team. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Planejamento participativo | por |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participatory planning | eng |
dc.title | O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The pedagogical political project in the context of school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A finalidade da presente pesquisa é reconhecer a importância do Projeto Político-
Pedagógico e os desafios existentes na Gestão Democrática e Participativa na
Escola Pública no contexto de duas escolas públicas municipais, do município de
Fortaleza no Estado do Ceará, observando na prática, como se efetiva o
envolvimento e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no
processo e, como estes superam suas limitações, buscando soluções possíveis para
melhorar a qualidade do processo educativo. A gestão participativa é um dos
campos mais complexos da moderna teoria geral da administração, envolvendo
diversos conceitos, técnicas, experiências práticas e um profundo conteúdo
filosófico-doutrinário. Para a efetivação de uma gestão democrática, é imprescindível
o emprego de certos mecanismos que intensificam esta posição gestora. O Projeto
Político-Pedagógico, o Planejamento Participativo e Conselho Escolar são suas mais
nítidas expressões. Considerando esses entendimentos, esta monografia tem como
objetivos analisar a vivência de práticas transformadoras e trabalhos coletivos no
interior das duas instituições escolares pesquisadas; analisar as mudanças de
paradigmas frente à necessidade da escola; verificar as ações democratizantes e de
programas que priorizem a qualidade do ensino; conhecer a postura dos gestores e
professores comprometidos com uma educação de qualidade para todos. Neste
intento, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como primeira etapa, apoiando-se na
visão de autores da área e ampliando as reflexões sobre o tema a partir de um olhar
investigativo. A segunda etapa ocorreu com o encontro da pesquisadora com os
sujeitos do estudo as duas unidades escolares, campo da pesquisa. Para tanto,
foram utilizados encontros e visitas que possibilitaram uma atenção crítica e direta
do processo, para que fosse analisada de um modo especial a participação dos
professores, na construção do Projeto Político-Pedagógico e o envolvimento de toda
a equipe escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |