Sem obstáculos para o saber: um desafio para as políticas públicas e a gestão escolar
Resumo
A inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas de ensino
regular trouxe para as escolas um desafio muito grande, na busca de recursos
físicos e pedagógicos para que se tornasse possível uma educação para todos, na
qual acontecesse interação e aprendizado. Depois de mais de uma década que
foram lançadas as sementes da escola inclusiva, com esta pesquisa de campo, de
cunho qualitativo, buscou-se investigar como a educação inclusiva está sendo aceita
por professores e gestores de escolas municipais e estaduais dos municípios de
Novo Xingu/RS e Constantina/RS, analisando os aspectos físicos, sociais e
educacionais que propiciam a inclusão de crianças com necessidades especiais em
escolas de ensino regular e, até que ponto as políticas públicas garantem o sucesso
dessa empreitada. Para tanto, aplicou-se um questionário como instrumento de
coleta de dados junto aos gestores e professores das escolas que tem alunos
incluídos, bem como, uma observação in loco para verificar as condições de
acessibilidade, e os recursos disponíveis dentre os necessários ao sucesso de
tamanho compromisso imposto as escolas e aos professores. Dentre as dificuldades
apresentadas pelos gestores e professores, as principais continuam sendo a falta de
qualificação e de recursos para se trabalhar com estes educandos. Quanto as
políticas públicas percebe-se que tem uma dívida grande principalmente em relação
formação dos recursos humanos e ao aparelhamento das escolas para que esse
desafio se concretize de forma plena. Em termos gerais, pode-se afirmar que houve
avanços positivos para que se eliminassem os obstáculos ao saber dos alunos
incluídos nas escolas desses municípios, principalmente em relação ao se tratar das
diversidades, a educação conseguiu superar as barreiras do preconceito, dando os
educandos uma vida mais digna, sendo aceitos e respeitados pela sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: