A construção do projeto político-pedagógico na dimensão democrática
Resumen
Este estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do projeto
político-pedagógico na dimensão democrática. Teve como objetivo conhecer e
identificar as principais dificuldades na construção do PPP, na participação dos
sujeitos envolvidos nesse processo, bem como o processo de seleção dos
participantes que serão responsáveis pela elaboração do PPP, observando a
estrutura organizacional da escola e a prática da gestão democrática. Adotou-se o
referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa e para construção
das etapas de coleta de dados, quantitativas e qualitativas, a fim de estruturar a
realidade vivenciada na escola e nas suas práticas, enquanto gestão democrática e
planejamento participativo. Foram entrevistados a princípio vinte e cinco pessoas,
para delimitar as entrevistas específicas, sendo selecionados entre os vinte e cinco
entrevistados, apenas cinco profissionais de educação com um mínimo de ciência
sobre o significado do tema, esses envolvidos diretamente no processo de
construção do PPP. Identificou-se que os profissionais possuem pouco
conhecimento sobre o significado de Gestão Democrática e Projeto Político-
Pedagógico. Apontamos para a importância da Gestão Democrática na construção
do PPP da escola, a responsabilidade dos envolvidos e a inclusão da sociedade
nessa construção.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]