Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Guerino Antonio
dc.creatorBohrer, Marizete Neiland
dc.date.accessioned2018-06-26T12:10:41Z
dc.date.available2018-06-26T12:10:41Z
dc.date.issued2011-08-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13536
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work, the result of an investigative process, seeks to examine the educational context, the trajectory in the construction of a knowledge-driven citizenship. It is understood that the school is the institution that humanity created to socialize know systematized. Where is served the knowledge that society deems necessary to transmit the generations. Having the school as a social function to contribute to the full development of the person, preparing it to citizenship and qualify it to work. The subjects involved in the educational context must understand its importance and establish relationships that contribute to social inclusion, national development and exercise of citizenship. Based on a theoretical and collects data through interviews with the teachers of the Escola Estadual de Educação Laura Klaudat, located in the municipality of Tunas-RS, which backs this monographic research. Sought a reflection and (re) meaning together the thinkers who propose contribute to building a significant knowledge that promotes social transformation. It is believed that it is possible (re) mean teaching practices, understanding that each child originates from an appreciation and understanding of knowledge that brings that make possible pedagogical methods to assist in the process of acquiring knowledge, thus his Ascension and social integration in the world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectTransformationeng
dc.subjectSocietyeng
dc.titleA construção de um conhecimento voltada a cidadaniapor
dc.title.alternativeBuilding a knowledge directed citizenshipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Jacuizinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho, resultado de um processo investigativo, procura analisar no contexto educacional, a trajetória na construção de um conhecimento voltada à cidadania. Entende-se que a escola é a instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado e na qual se tem veiculado o conhecimento que sociedade julga necessário transmitir às gerações. Tem a escola, como função social, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho. Os sujeitos envolvidos no contexto educacional precisam compreender sua importância e estabelecer relações que contribuem para a inclusão social, desenvolvimento nacional e exercício da cidadania. Baseada em uma fundamentação teórica e em coleta de dados, através de um questionário com os professores da Escola Estadual de Educação Básica Laura Klaudat, situada no município de Tunas-RS, constituiu-se essa pesquisa monográfica. Buscou-se uma reflexão e (re) significação, junto a pensadores, que propõem contribuir para a construção de um conhecimento significativo que promova transformação social. Acredita-se que é possível (re) significar as práticas pedagógicas, compreendendo que cada criança provém de um meio da valorização e compreensão dos conhecimentos, do qual traz uma carga de sentidos e interpretações, a partir das quais se fazem possíveis métodos pedagógicos para auxiliar no processo de aquisição de conhecimentos, buscando dessa forma sua ascensão e inserção social no mundo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto