dc.contributor.advisor | Tonin, Guerino Antonio | |
dc.creator | Bohrer, Marizete Neiland | |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T12:10:41Z | |
dc.date.available | 2018-06-26T12:10:41Z | |
dc.date.issued | 2011-08-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13536 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work, the result of an investigative process, seeks to examine the educational context, the trajectory in the construction of a knowledge-driven citizenship. It is understood that the school is the institution that humanity created to socialize know systematized. Where is served the knowledge that society deems necessary to transmit the generations. Having the school as a social function to contribute to the full development of the person, preparing it to citizenship and qualify it to work. The subjects involved in the educational context must understand its importance and establish relationships that contribute to social inclusion, national development and exercise of citizenship. Based on a theoretical and collects data through interviews with the teachers of the Escola Estadual de Educação Laura Klaudat, located in the municipality of Tunas-RS, which backs this monographic research. Sought a reflection and (re) meaning together the thinkers who propose contribute to building a significant knowledge that promotes social transformation. It is believed that it is possible (re) mean teaching practices, understanding that each child originates from an appreciation and understanding of knowledge that brings that make possible pedagogical methods to assist in the process of acquiring knowledge, thus his Ascension and social integration in the world. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Transformação | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Transformation | eng |
dc.subject | Society | eng |
dc.title | A construção de um conhecimento voltada a cidadania | por |
dc.title.alternative | Building a knowledge directed citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jacuizinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, resultado de um processo investigativo, procura analisar no contexto educacional, a trajetória na construção de um conhecimento voltada à cidadania. Entende-se que a escola é a instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado e na qual se tem veiculado o conhecimento que sociedade julga necessário transmitir às gerações. Tem a escola, como função social, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho. Os sujeitos envolvidos no contexto educacional precisam compreender sua importância e estabelecer relações que contribuem para a inclusão social, desenvolvimento nacional e exercício da cidadania. Baseada em uma fundamentação teórica e em coleta de dados, através de um questionário com os professores da Escola Estadual de Educação Básica Laura Klaudat, situada no município de Tunas-RS, constituiu-se essa pesquisa monográfica. Buscou-se uma reflexão e (re) significação, junto a pensadores, que propõem contribuir para a construção de um conhecimento significativo que promova transformação social. Acredita-se que é possível (re) significar as práticas pedagógicas, compreendendo que cada criança provém de um meio da valorização e compreensão dos conhecimentos, do qual traz uma carga de sentidos e interpretações, a partir das quais se fazem possíveis métodos pedagógicos para auxiliar no processo de aquisição de conhecimentos, buscando dessa forma sua ascensão e inserção social no mundo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |