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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorCarvalho, Alexandre Freitas de
dc.date.accessioned2016-03-17T14:12:45Z
dc.date.available2016-03-17T14:12:45Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1353
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research shows a historical retrospective of various stages of special education: the segregation, integration and inclusion front of people with disabilities. Chapter I discusses the segregation of disabled people in pre-history (age), age, old age and modern contemporary. Chapter II discusses the inclusion of care education as an option with respect to lead every child to education while maintaining the acceptable levels of growth, with its own characteristics and learning by designing and structuring government education systems meet the educational needs through a centralized pedagogy. Chapter III emphasizes the importance of physical education in the process of inclusion through educational activities that allow children to broaden their knowledge through the understanding and execution of movements, developing interpersonal relationships, cooperation, socialization, competition and autonomy. Was conducted a quantitative research in a descriptive perspective with application of a questionnaire to all teachers of Physical Education, with the object of study the perceptions of teachers of Physical Education before the inclusion of pupils with special educational needs. In this analysis raise questions about the daily practice of teachers of physical education students in classrooms where children also with some kind of disorder, how is this interaction between the group in the classroom and in all environments of school, results showed that after a certain time of coexistence, the preparation of teachers to work in mixed classrooms, the teacher's participation in training, opportunity for research inclusive concepts. In this we come to conclusion that to achieve educational inclusion is essential to implement inclusive policies in the Brazilian educational system. For that inclusion will be more than a garnish of theses, you must interrogate dominant and hegemonic educational practices in this for the school can change and consider all the future.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleOs professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TOpor
dc.title.alternativeTeachers of Physical Education before the inclusion pf pupils with special educational needs, a study in the city of Palmas- TOeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa está baseada no retrospecto histórico da educação especial: que compreendia o período da segregação, integração e inclusão frente às pessoas com necessidades educativas especiais(NEE). O capítulo I enfatiza a segregação das pessoas com necessidades educativas especiais na pré-história (antiguidade), idade média, idade moderna e idade contemporânea. O capítulo II tem como referencial teórico as ações governamentais, a estruturação e a projeção do sistema educativo através da inclusão como opção de atendimento educacional especializado- segundo a política nacional de educação especial na perspectiva de educação inclusiva. O capítulo III enfatiza a Educação Física no processo de inclusão educacional no século XX. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com aplicação do instrumento questionário a todos os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Palmas-TO, e a pergunta chave é como os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Palmas-TO percebem o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, em suas aulas? O objetivo geral é compreender como os professores de Educação Física da rede municipal de ensino percebem o processo de inclusão dos alunos com necessidades 5 educativas especiais em suas aulas. Os objetivos específicos são identificar as concepções dos professores de Educação Física em relação à educação inclusiva dos alunos com necessidades educativas especiais e descrever quais são os fatores que dificultam ou contribuem para o atendimento inclusivo dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física. Diante disso observa-se que para concretizar a inclusão educacional necessita-se de uma maior implementação de políticas inclusivas no sistema educacional brasileiro; de reestruturação do conteúdo programático das Universidades através de um maior número de disciplinas voltadas a educação especial nos cursos de licenciaturas; de um maior investimento na capacitação dos gestores escolares, professores; colocar em prática o que está escrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), A LDB diz que: em uma sala que tenha três ou mais alunos com NEE precisa-se de outro professor além do professor regente para que os objetivos das aulas sejam atingidos e nenhum aluno seja prejudicado.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [638]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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