Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorBarros, Jackson Marcos Suske
dc.date.accessioned2018-06-26T13:50:45Z
dc.date.available2018-06-26T13:50:45Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13542
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educacao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to examine how the process has been effected participatory and democratic management at New Horizon Public School, city of Palmas / TO. The execution of such research is justified, among other reasons, the need to overcome the contradiction between discourse and practice of participatory and democratic management of the school. The methodology was characterized as a field research with qualitative approach. Among the procedures, we chose to conduct questionnaires with questions formulated from the following specific objectives: Identify the characteristics of participatory democracy in school management. Analyze the changes that the school has experienced in the construction of democratic management. Identify community participation in building and running the political pedagogical project of the school. The audience was composed of the director, teacher trainers, teachers, students and parents. The analysis showed that there is existence of a contradiction between the discourse and practice of participatory management and democratic in that school. Against this reality, it is believed that the collective work and the redefinition of the roles of each in the school context are fundamental aspects of a move towards a democratic school, participation and quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleNa busca de uma gestão participativa e democrática na escolapor
dc.title.alternativeIn search of a democratic and participatory management in the schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar o modo como vem sendo efetivado o processo de gestão participativa e democrática na Escola Estadual Novo Horizonte, município de Palmas/TO. A realização dessa pesquisa se justificou, dentre outras razões, pela necessidade de superar a contradição entre o discurso e a prática da gestão participativa e democrática dessa escola. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo. Entre os procedimentos, optou-se por realizar aplicação de questionários com questões formuladas a partir dos seguintes objetivos específicos: Identificar as características de democracia participativa na gestão escolar. Analisar as mudanças que a escola vem passando na construção da gestão democrática. Identificar a participação da comunidade na construção e execução do projeto político pedagógico da escola. O público-alvo foi constituído pelo diretor, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais. A análise dos dados apontou que ainda há existência de uma contradição entre o discurso e a prática da gestão participativa e democrática na referida escola. Diante dessa realidade, acredita-se que o trabalho coletivo e a redefinição dos papeis de cada um no contexto escolar, sejam aspectos fundamentais para um caminhar para uma escola democrática, participativa e de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto