dc.contributor.advisor | Rosito, Jumaida Maria | |
dc.creator | Brusius, Anna Paula | |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T14:20:26Z | |
dc.date.available | 2018-06-26T14:20:26Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13543 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Considering the present context, it is necessary to show that there is a possibility
to the natural resources end, and that there is a necessity to preserve the environment,
because we make part of a system interconnected in which the negative and positive
interventions create endless consequences. The aim of this study is to offer alternatives
of practical activities that involve the five senses in the promotion of the perception and
sensitivity of the kindergarten students in the age group of 3 and 4 years old at
Imaginare Education Center (Santa Maria, RS) in relation to the environment. The
activities presented in this proposal present coherence with a pedagogical practice
accomplished in the development of teaching and learning process. The methodology
was proper to the individual and collective necessities presented by the students. The
activities realized with the kindergarten students made possible to them a direct contact
with nature elements through senses, this is essential to promote the reflection about
the environmental questions, as well as a possible change in their behavior towards the
environment. The awareness work happened in a very positive way, because the
activities developed ‘touched’ the students meaningfully, according to the questionnaire
applied by the teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Sensações | por |
dc.subject | Práticas | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Child education | por |
dc.subject | Sensations | eng |
dc.subject | Practices | eng |
dc.title | Os cinco sentidos humanos e a conscientização ambiental em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Five human senses and the environmental awareness in a kindergarten school in Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando o contexto atual, é preciso mostrar que há finitude dos recursos naturais,
e que existe sim, a necessidade de preservar o meio ambiente, pois, fazemos parte de
um sistema interligado, onde as intervenções negativas e positivas geram
consequências para todo o sempre. O presente trabalho tem como objetivo oferecer
alternativas de atividades práticas que envolvem os cinco sentidos, na promoção da
percepção e sensibilização de alunos da pré-escola, na faixa etária de três a quatro
anos, do Centro de Educação Infantil Imaginare (Santa Maria, RS), em relação ao meio
ambiente. As atividades apresentadas nessa proposta visavam à coerência com a
prática pedagógica efetuada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. A
metodologia foi adequada às necessidades individuais e coletivas apresentadas pelos
alunos. As atividades realizadas com alunos da educação infantil possibilitaram a eles o
contato direto com elementos da natureza, através dos sentidos, fator indispensável
para promover a reflexão sobre as questões ambientais, bem como de uma possível
mudança de atitude em relação ao meio ambiente. O trabalho de conscientização deuse
de forma bastante positiva, pois as atividades trabalhadas “marcaram”
significativamente os alunos, conforme o que foi expresso no questionário aplicado às
professoras da turma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |