Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosito, Jumaida Maria
dc.creatorBrusius, Anna Paula
dc.date.accessioned2018-06-26T14:20:26Z
dc.date.available2018-06-26T14:20:26Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13543
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractConsidering the present context, it is necessary to show that there is a possibility to the natural resources end, and that there is a necessity to preserve the environment, because we make part of a system interconnected in which the negative and positive interventions create endless consequences. The aim of this study is to offer alternatives of practical activities that involve the five senses in the promotion of the perception and sensitivity of the kindergarten students in the age group of 3 and 4 years old at Imaginare Education Center (Santa Maria, RS) in relation to the environment. The activities presented in this proposal present coherence with a pedagogical practice accomplished in the development of teaching and learning process. The methodology was proper to the individual and collective necessities presented by the students. The activities realized with the kindergarten students made possible to them a direct contact with nature elements through senses, this is essential to promote the reflection about the environmental questions, as well as a possible change in their behavior towards the environment. The awareness work happened in a very positive way, because the activities developed ‘touched’ the students meaningfully, according to the questionnaire applied by the teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSensaçõespor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectChild educationpor
dc.subjectSensationseng
dc.subjectPracticeseng
dc.titleOs cinco sentidos humanos e a conscientização ambiental em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeFive human senses and the environmental awareness in a kindergarten school in Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando o contexto atual, é preciso mostrar que há finitude dos recursos naturais, e que existe sim, a necessidade de preservar o meio ambiente, pois, fazemos parte de um sistema interligado, onde as intervenções negativas e positivas geram consequências para todo o sempre. O presente trabalho tem como objetivo oferecer alternativas de atividades práticas que envolvem os cinco sentidos, na promoção da percepção e sensibilização de alunos da pré-escola, na faixa etária de três a quatro anos, do Centro de Educação Infantil Imaginare (Santa Maria, RS), em relação ao meio ambiente. As atividades apresentadas nessa proposta visavam à coerência com a prática pedagógica efetuada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia foi adequada às necessidades individuais e coletivas apresentadas pelos alunos. As atividades realizadas com alunos da educação infantil possibilitaram a eles o contato direto com elementos da natureza, através dos sentidos, fator indispensável para promover a reflexão sobre as questões ambientais, bem como de uma possível mudança de atitude em relação ao meio ambiente. O trabalho de conscientização deuse de forma bastante positiva, pois as atividades trabalhadas “marcaram” significativamente os alunos, conforme o que foi expresso no questionário aplicado às professoras da turma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto