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dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorBueno, Elisa Rossi
dc.date.accessioned2018-06-26T14:44:31Z
dc.date.available2018-06-26T14:44:31Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13544
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study does the relation between inclusion and school management and what are the measures taken for implementation of inclusive policy. It was intended, through this study, investigating the field of research of practice of inclusion in a public and municipal school from Vera Cruz, RS. It is considered a potential proposal, because it is just the relation between the school management with all school community that will enable social and educational inclusion of students. The theoretical basis is ruled by authors such as Lebâneo (2001), by mentioning the importance of a democratic and participatory school management; Carvalho (2008), the view that the different term should be thought about the perspective on the diversity and the specificities of each one. For the construction of the data, observed in school, student behavior included their classmates and teachers in the classroom and in the yard. It was noticed that the acceptance of differences by classmates is very quiet, some teachers, however, show expectations. Also, there was an interview with the school management team, seeking to identify the involvement of the subjects in the educational field of research about inclusive practices. The results indicated that some teachers feel unprepared and anxious. There is also a lack of participation of parents and the school community with the school. The inclusion is in the process, so the success of the school management depends on the participation of all subjects involved in the educational process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleA gestão escolar frente à perspectiva da política inclusivapor
dc.title.alternativeManagement school forward to inclusive policy perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho faz a relação entre a inclusão e a gestão escolar e quais são as medidas adotadas para implantação da política inclusiva. Pretendeu-se, por meio deste estudo, investigar o campo da prática da inclusão em uma escola da rede pública e municipal da cidade de Vera Cruz, RS. Considera-se essa uma proposta em potencial, pois é justamente a relação entre a gestão escolar com toda a comunidade escolar que possibilitará a inclusão social e pedagógica dos alunos. O embasamento teórico é pautado em autores como Libâneo (2001), ao mencionar à importância de uma gestão escolar democrática e participativa; Carvalho (2008), a visão de que o termo diferente deve ser pensado sobre a ótica da diversidade, das especificidades de cada um. Para a construção dos dados, observou-se na escola, o comportamento dos alunos incluídos, de seus colegas e professores em sala de aula e no pátio. Percebeu-se que a aceitação das diferenças pelos colegas é muito tranquila, alguns professores, no entanto, demonstram anseios. Também, realizouse entrevista com a equipe diretiva da escola, buscando identificar o envolvimento dos sujeitos do campo educacional com relação às práticas inclusivas. Os resultados obtidos indicaram alguns professores sentem-se despreparados e ansiosos. Existe também a falta de participação dos pais e da comunidade escolar junto à escola. A inclusão está em processo, por isso o sucesso da gestão escolar depende da participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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