dc.contributor.advisor | Jaeger, Angelita Alice | |
dc.creator | Bonorino, Sabrina Lencina | |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T15:01:08Z | |
dc.date.available | 2018-06-26T15:01:08Z | |
dc.date.issued | 2012-03-05 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13546 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | In each page of this study sought to look at factors that involve constantly our day-today.
Questions focused on the body, gender relations and sexuality continually involve
our lives, and most often are invisibilized. To address these issues this study,
qualitative, structured its foundation in the theories of feminist studies, cultural and
gender and, to a begetting that sought to investigate the role of body, gender and
sexuality that emerged in the dance that comes from the school. Make a study of
working through these issues articulated dance favored the construction of different
representations. The different cultural artifacts helped the construction of this study and
meetings, discussions and allowing different representations that are crossed. The
dance, the body, gender relations and sexuality are tools that cross, turn and complete,
and most often are invisibilized schools. In imbrication, the speeches of the students as
forwarded to an understanding that often lies from their experiences and realities, but
little by little it perceive the body and its relationship with the dance as historically
situated and positioned because it brings its history and is transformed by those who
practice it and there's no denying that culture, like the body, gender relations and
sexuality, also crossing the construct and are constructed in and through dance. For
there is no dance without a body, there is no body unmarked, no history, no
representations and no stories without crossings, pluralities and different
possibilities. Thus, the events focused on issues of body, gender and sexuality seem to
always be lurking in the surrounding, in passing, always crossing our paths. I see a
Physical Education space in discussions which should be possible to encourage these
crossings and (re) development of a space to build a critical reference to the body and their relationships in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Relações de gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Body | eng |
dc.subject | Gender relations | eng |
dc.subject | Sexuality | eng |
dc.title | Representações de corpo, gênero e sexualidade produzidas na dança no contexto escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Em cada página desse estudo busquei olhar para fatores que envolvem constantemente
nosso dia-a-dia. Questões voltadas ao corpo, as relações de gênero e a sexualidade
continuamente envolvem nossas vidas, e na maioria das vezes são invisibilizadas. Para
tratar desses assuntos esse estudo, de caráter qualitativo, estruturou suas bases nas
teorias dos Estudos Feministas, Culturais e de Gênero, e, com esse engendramento
busquei investigar as representações de corpo, gênero e sexualidade que emergiam na
dança advinda do contexto escolar. Fazer desse estudo um meio de se trabalhar esses
temas articulados à dança favoreceu a construção de diferentes representações. Os
diferentes artefatos culturais auxiliaram a construção desse estudo e dos encontros,
possibilitando diferentes discussões e representações que se atravessavam. A dança, o
corpo, as relações de gênero e a sexualidade são ferramentas que se cruzam, se
transformam e se completam, e, na maioria das vezes são invisibilizadas nas escolas.
Nesse imbricamento, os discursos dos/as alunos/as remeteram para uma compreensão
que muitas vezes se situa a partir de suas vivências e realidades, no entanto pouco a
pouco eles/as percebem o corpo e suas relações com a dança enquanto situada e
posicionada historicamente, pois ela traz sua história e é transformada por aqueles que a
praticam e não há como negar que a cultura, assim como o corpo, as relações de gênero
e a sexualidade, também a atravessam, a constroem e são construídos na e pela dança.
Pois não há dança sem corpo, não há corpo sem marcas, sem história, sem
representações e não há histórias sem atravessamentos, pluralidades e diferentes
possibilidades. Com isso, os acontecimentos voltados às questões de corpo, gênero e
sexualidade parecem sempre estar à espreita, nos rodeando, nos atravessando, cruzando
sempre nossos caminhos. Vejo na Educação Física um espaço no qual deve ser
possibilitado discussões que favoreçam a esses atravessamentos e a (re)elaboração de
um espaço que construa uma criticidade referente ao corpo e suas relações na sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |