Gestão democrática, uma prática que demanda o planejamento participativo
Fecha
2009-12-12Autor
Cabral, Arlete Moura de Oliveira
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O Planejamento Participativo deve ser assumido como um processo democrático no
desenvolvimento da aprendizagem na comunidade escolar, onde toda a ação deve
estar em harmonia, alicerçada e coerente com a proposta pedagógica da instituição. O
problema levantado questiona como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a
prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade da Escola.
Acredita-se que essa visão de planejamento enfatiza um trabalho de ação críticoreflexiva,
com definições claras e linhas que norteiam as dificuldades encontradas no
contexto da escola. A pesquisa tem como objetivo, propor um estudo sobre o
Planejamento Participativo na Comunidade Escolar, buscando compreender esta ação
como um processo democrático e transformador. A metodologia utilizada foi
caracterizada pela pesquisa etnográfica e bibliográfica, de caráter qualitativo,
buscando, através de questionário semi-estruturado e entrevistas, uma melhor
interpretação dos dados observados. Foram entrevistados membros do Sistema
Municipal de Educação de Maracanaú.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]