Gestão educacional: relações e correlações necessárias
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Data
2009-08-08Autor
Camargo, Deise Teresinha de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Através desta pesquisa, propôs-se investigar a importância das relações e
correlações entre a comunidade e a gestão educacional, o porquê da indisciplina
escolar a partir da ausência familiar e alternativas de aproximar a família no contexto
escolar. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, a qual aponta ser
fundamental a participação da família na escola para um melhor aproveitamento por
parte dos alunos. A família sempre foi o primeiro grupo social organizado e, no
decorrer da história, veio se desenvolvendo. Antes de existir escolas, as famílias, na
tentativa de oferecer uma boa educação, mandavam seus filhos para a casa de
pessoas estranhas para aprenderem um ofício, entendendo que dessa forma seus
filhos seriam bem educados. Muitas injustiças ocorreram nesta época. A partir do
século XV, a educação passou a ser oferecida por escolas. Sabendo-se da realidade
social das famílias hoje, que precisam deixar desde muito cedo seus filhos aos
cuidados de outros e da escola, entende-se necessário a assídua participação dos
pais. É na família, espaço organizado de vida e relações entre os indivíduos, que se
toma como base o trabalho, a produção de bens e conhecimentos, os quais se
configuram valores, normas, regras, leis. Fator que preocupa quando se sabe que a
maioria dos pais não tem mais esse tempo integral disponível para educação de
seus filhos e que é repassado a escola o ato de educar, a única alternativa que lhes
restou. Com isso, passa a refletir na escola a falta de limites como forma reativa do
“abandono”. A escola, por sua vez, precisa buscar soluções para aproximar os pais
do contexto escolar, formando uma parceria na tentativa de solucionar problemas e
facilitar o trabalho.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]