Mostrar registro simples

dc.creatorBonza, Andrés Leonardo Becerra
dc.date.accessioned2018-06-26T16:34:52Z
dc.date.available2018-06-26T16:34:52Z
dc.date.issued2017-08-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13550
dc.description.abstractHay un creciente interés académico y político en la comprensión de procesos de construcción de representaciones identitarias de afrodescendientes. En ese contexto, la presente investigación nasce de la preocupación por entender a posibilidad de utilizar la práctica fotográfica en los procesos de transformación de representaciones identitarias hegemónicas. En una experiencia de extensión universitaria en una comunidad “quilombola” en el sur de Brasil, se identificó la relevancia de la problemática de las representaciones identitarias en los procesos de intervención para el desarrollo. En ese contexto, en la presente investigación se busca analizar cómo las representaciones operan en los procesos de construcción identitaria de afrodescendientes; caracterizar las luchas relacionadas a esta cuestión y las potencialidades de la fotografía en la transformación de representaciones identitarias hegemónicas. Para contemplar estos objetivos se realizó, inicialmente, revisión bibliográfica recuperando las contribuciones de autores vinculados al campo transdisciplinar de los estudios culturales. Éstos proponen considerar que las representaciones identitarias son parte de un proceso de dominación de origen colonial que, al fundamentarse a partir de la idea de “raza”, contribuyen en la producción de identidades subyugadas. Posteriormente se realizó revisión y caracterización de la perspectiva de los movimientos afrodescendientes sobre la cuestión de las representaciones identitarias y de los referentes de prácticas pedagógicas alternativas. Se Visualizó la posibilidad de utilizar la fotografía como práctica significante en los procesos de representación identitaria. Finalmente, se realizó análisis de una intervención pedagógica con el uso de la fotografía como práctica significante relativa a la cuestión identitaria en una comunidad “quilombola” en el sur de Brasil.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectAfrodescendentepor
dc.subjectRepresentaciónspa
dc.subjectIdentidadspa
dc.subjectFotografíaspa
dc.subjectAfrodescendientespa
dc.titlePráticas de representação nos processos de construção Identitária e sua articulação com a fotografiapor
dc.title.alternativePrácticas de representaçión en los procesos de construcción Identitaria y su articulación con la fotografíaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoHá um crescente interesse acadêmico e político na compreensão dos processos de construção de representações identitárias de afrodescendentes. Nesse contexto a presente pesquisa nasce da preocupação por entender a possibilidade de utilizar a prática fotográfica nos processos de transformação de representações identitárias hegemônicas. Em uma experiência de extensão universitária em comunidade quilombola no sul do Brasil, identificou-se a relevância da problemática das representações identitárias nos processos de intervenção para o desenvolvimento. A partir daí, na presente pesquisa buscou-se analisar como as representações operam nos processos de construção identitária e como a fotografia se articula neles; descrever os processos históricos de construção identitária de afrodescendentes; caracterizar as lutas relacionadas a esta questão e as potencialidades da fotografia na transformação de representações identitárias hegemônicas. Para atender estes objetivos realizou-se, inicialmente, revisão bibliográfica recuperando as contribuições de autores vinculados ao campo transdisciplinar dos estudos culturais. Estes propõem considerar que as representações identitárias são parte de um processo de dominação de origem colonial que, ao se fundamentar em sistemas de classificação social estruturados a partir da ideia de “raça”, contribuem para produzir identidades subjugadas. Posteriormente realizou-se revisão e caracterização da perspectiva dos movimentos afrodescendentes sobre a questão das representações identitárias e dos referentes de práticas pedagógicas alternativas. Visualizou-se a possibilidade de utilização da fotografia como prática significante nos processos de representação identitária. Por fim, realizou-se análise de uma intervenção pedagógica com uso da fotografia como prática significante relativa à questão identitária em uma comunidade quilombola no sul do Brasil.por
dc.contributor.advisor1Diesel, Vivien
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9100511027348805por
dc.contributor.referee1Froehlich, José Marcos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717087872404072por
dc.contributor.referee2Dresch, Nelton Luis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1307475336593163por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282585026784179por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International