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dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorBoemo, Lenise Schröder
dc.date.accessioned2018-06-27T11:36:07Z
dc.date.available2018-06-27T11:36:07Z
dc.date.issued2011-07-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13564
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractDue to great inequality in the distribution of the world income, it is possible that the social classes economically disfavored do not have access to foods in quantity and quality necessary to maintain their daily nutritional demands. There is the necessity of sustainable growth in the production of foods, under penalty of compromising the ecosystem even more. Environmental Education (EE), when situated in a broad context, the one of education for citizenship of people worried about environment and sustainability of ecosystems, constitutes of an impor-tant element to consolidate the development of real citizens and, certainly Environmental Education is one of the best tools to put into practice the changes in behavior, which will con-tribute to the preservation of environment and maintain life quality. The objective of this study was to identify how EE has been treated in its different forms in the Rural Science Cen-ter (CCR) of the Federal University of Santa Maria with an approach focused on the course of Zootechny. The research was developed with the use of qualitative and quantitative tools of data collection, gathering characteristics of exploratory and descriptive nature to measure how EE is inserted in the CCR at UFSM, pointing conditions, challenges and perspectives to the amplification of its inclusion in the professional education. With this study there was the pos-sibility of verifying how EE is present in the CCR at UFSM. It was possible to establish that there are many ways connected to the EE in the CCR, those which take environmental educa-tion to CCR under different perspectives. It is possible to glimpse that if there is the relation between formal education, non-formal and informal education, the totality represents a satis-factory balance of EE in the CCR. For that, however, it is necessary that the already existing aspects expand, new initiatives aimed at EE appear, and that there is a valorization of EE in the curricula of the courses belonging to CCR.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCentro de Ciências Ruraispor
dc.subjectEducação formal, não formal e in-formalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectRural Science Centereng
dc.subjectFormal, non formal and informal educationeng
dc.titleEducação ambiental no Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEnvironmental education in the Rural Science Center at UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoDevido às grandes desigualdades na distribuição da renda mundial, é provável que as camadas sociais economicamente desfavorecidas não tenham acesso aos alimentos em quantidade qua-lidade necessários para a manutenção de suas exigências nutricionais diárias. Há a necessida-de de um crescimento sustentado da produção de alimentos, sob pena de o homem comprome-ter ainda mais o ecossistema. A Educação Ambiental (EA), quando situada em um amplo con-texto, o da educação para a cidadania de pessoas preocupadas com o meio ambiente e com a sustentabilidade dos ecossistemas, configura-se como elemento importante para a consolida-ção da formação de sujeitos cidadãos e, certamente a Educação Ambiental é um dos melhores instrumentos para colocar em prática as mudanças de comportamento, que irão contribuir para a preservação do meio ambiente e manter a qualidade de vida. Este estudo teve por objetivo, identificar como a EA vem sendo tratada em suas diferentes formas no Centro de Ciências Rurais(CCR) da Universidade Federal de Santa Maria com uma abordagem focada para o curso de Zootecnia. A pesquisa foi desenvolvida com a utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta de dados, reunindo características de cunho exploratório e descritivo, para mensurar como a EA esta inserida no CCR da UFSM, apontando condições, desafios e perspectivas para a ampliação de sua inserção na educação profissional. Com esse estudo houve a possibilidade de verificar como a EA está presente no Centro de CCR da UFSM. Foi possível constatar que há várias vertentes ligadas a EA no CCR as quais levam sob as diferen-tes perspectivas a educação ambiental ao CCR. E possível vislumbrar que havendo a ligação entre a educação formal, não formal e educação informal o somatório representa um saldo satisfatório da EA no CCR. Mas para isso, é necessário que as vertentes já existentes se ex-pandam, que surjam novas iniciativas voltadas para a EA e que ocorra uma valorização da EA nos currículos dos cursos pertencentes ao CCR.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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