A (re)construção do modelo UTAUT 2 em contexto brasileiro
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2017-12-20Metadatos
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O presente trabalho caracterizado por ser uma Survey, descritivo e quantitativo teve como objetivo investigar o design do modelo referente a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT 2), de autoria de Venkatesh, Thong e Xu (2012), em contexto brasileiro em relação ao uso de smartphones. Para alcançar este objetivo foi necessário validar e adaptar transculturalmente o modelo, bem como examinar a influência das variáveis moderadoras originais (idade, gênero e experiência) e das inclusas no estudo (escolaridade, renda e estado civil). Concomitante, realizou-se a análise da relação entre as variáveis moderadoras e os aplicativos mais utilizados no Brasil. Dessa forma, verificou-se por meio de uma modificação nas sete etapas de Borsa, Damásio e Bandeira (2012) a validação e adaptação transcultural do modelo, sendo aplicado, posteriormente, o questionário a 1900 usuários de smartphone, tendo nesta amostra, representantes de todos dos Estados brasileiros. A análise foi realizada por meio de estatísticas descritiva e multivariada com o uso dos softwares Excel, SPSS e Amos. Os principais resultados revelam que o modelo UTAUT 2 foi validado no Brasil, entretanto, diferente do modelo original, pois o construto “Condições Facilitadoras” não alcançou os valores necessários, não sendo possível a sua ligação com a Intenção Comportamental, somente com o Comportamento de Uso. Deste modo, foram validados para o modelo brasileiro a relação entre a Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social, Motivações Hedônicas, Preço e Hábito com a Intenção Comportamental e em seguida para o Comportamento de Uso, e também a relação entre o Hábito ao Comportamento de Uso. Após a validação do modelo, por meio da transformação das variáveis moderadoras em binárias, verificou-se a influência da idade, gênero, experiência, escolaridade, renda e estado civil sobre os construtos, aceitando dezoito das quarenta sub-hipóteses propostas neste trabalho, e consequentemente, afirmar que todas as variáveis moderadoras propostas estão presentes no modelo UTAUT 2 brasileiro. Destaca-se a descoberta de que os brasileiros utilizam poucos aplicativos, sendo os principais relacionados à comunicação (WhatsApp), social (Facebook), ferramentas (Google), mídia e vídeos (Youtube). E quando analisadas as maiores frequências de uso, os resultados demonstraram que os consumidores que mais utilizam os dezesseis aplicativos são caracterizados por serem os mais jovens, do gênero feminino, com mais experiência, maior nível de escolaridade, menor renda e sozinhos. Dessa forma, compreender o comportamento do consumidor em relação à adoção da tecnologia permite entender os impactos causados na família, na sociedade, nos organizações e governos e possibilita a criação de aplicativos, produtos e serviços e desenvolvimento de estratégias de ação capazes de atrair mais usuários concomitante a responsabilidade de melhorar a acessibilidade e inclusão digital.
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