A construção e formação da Editora da Mente e o papel de Lauro Trevisan como editor
Resumen
Este trabalho apresenta a construção da Editora da Mente e o papel de seu fundador, Lauro Trevisan, na formação e consolidação da casa publicadora no mercado de livros de autoajuda em Santa Maria – RS. Fundada em 1980, a Editora completou em 2015, trinta e cinco anos de atuação no mercado editorial. Esta longevidade chamou a atenção para a realização desta pesquisa, que propõe entender como a editora permaneceu tantos anos no mercado de livros de autoajuda, tendo um único autor que também é seu único editor, Lauro Trevisan. Para isso, o suporte de Hallewell (2005), Camargo (2003), Araújo (2008) e outros autores se faz fundamental. A monografia foi desenvolvida através de uma pesquisa qualitativa, que visa criar relações contextuai entre pesquisador e objeto. Neste contexto, a realização da pesquisa descritiva causa aproximação dos fatos em seu lugar de acontecimento, sendo fundamental para desenvolver este trabalho. Esta pesquisa apresenta natureza qualitativa que visa criar relações contextuais entre pesquisador e objeto. Para isso, a realização da pesquisa descritiva é importante, pois gera aproximação dos fatos em seu lugar de acontecimento, sendo fundamental para desenvolver a pesquisa. Desta forma, o estudo de caso embasado em uma entrevista semiestruturada, possibilitou a busca de diversas informações sobre a Editora da Mente. Concluiu-se, que através das jornadas promovidas por Lauro Trevisan, o autor e editor consolidou seu nome no mercado de livros de autoajuda, pois reunia nestes evento, grande número de público que comprava suas obras e difundiam seu nome no mercado, propagando sua fama e carisma, possibilitando a permanência da casa em um mercado distante do eixo tradicional de editoras.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: