Laboratório de ensino de matemática como estratégia de aprendizagem para as quatro operações aritméticas básicas
Resumen
Diante de todas as mudanças que surgem com a passagem do segundo para
o terceiro ciclo do Ensino fundamental, cabe a pergunta: os conceitos estudados nas
séries iniciais podem ser considerados consolidados para todos aqueles que chegam
à 5ª série? Pensando especificamente no ensino da Matemática, percebe-se
que, nesta etapa, o uso de materiais manipulativos é abandonado em nome da abstração.
Assim, considerando que em Laboratórios de Ensino de Matemática há tanto
materiais manipulativos, quanto jogos que se utilizam do cálculo mental, raciocínio
lógico e abstrações, vale perguntar: por que não utilizar tais materiais também nos
anos finais do Ensino fundamental? Talvez pela falta de conhecimento sobre como e
para que utilizar tais materiais? Ou ainda, sobre qual a real influência, do uso de tais
materiais, na construção de significados pelos estudantes para certos objetos matemáticos?
Assim, o presente estudo se constitui, inicialmente, como uma reflexão sobre
o “como” ensinar, especificamente, no caso do uso do LEM como estratégia de
aprendizagem das quatro operações aritméticas básicas, na 5ª série do Ensino fundamental
e sobre sua influência na aprendizagem. Para buscar possíveis respostas
aos questionamentos apresentados, o desenvolvimento da pesquisa foi dividido em
duas partes interdependentes: uma teórica baseada em estudos bibliográficos e outra
prática baseada em um estudo de caso, com a participação de estudantes do
Colégio Estadual Edna May Cardoso, Santa Maria/RS. O desenvolvimento do estudo,
para além do foco em estratégias de ensino e aprendizagem, permitiu importantes
reflexões acerca das funções sociais da escola e o papel da Matemática escolar
na formação dos sujeitos.
Colecciones
- Educação Matemática [27]
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