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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorBauer, Verlaine Marchiori Mello
dc.date.accessioned2018-07-02T13:34:34Z
dc.date.available2018-07-02T13:34:34Z
dc.date.issued2012-08-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13633
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis present study was aimed to verify what the vision of administrators and teachers regarding the implementation of the educational legislation of Early Childhood Education and what pedagogical actions triggered by the school management up against Public Policies of Education. The interest in the subject arose from explanations that were experienced in the classroom in the specialization course, since the subject is complex, to understand how effective institutions within the legal system and that the school is thinking in public policies is what moves the interest in research. After outlining the research problem, through a visit to the Municipal Education Department (SMED), was chosen by the School researched, which was the instrument for field research. The choice of EMEI CAIC Luizinho Grandi came after a conversation with the Superintendent of Education Department of Education of Santa Maria (SMED), who cited school as getting a good school management, which encouraged the reason for choosing this school. The approach of this research is the qualitative data collected make it descriptive, involving researcher and studied situation with the intent to understand the reality of the school from the research topic, paying particular attention to issues that have been targeted. The study was conducted through field research, and applied a questionnaire with open and thorough bibliographic studies. The sample consisted of four subjects of the management team and four teachers, professionals who daily experience the changes in the education system. It is observed that the implementation of the changes brought about by legislation, often causing insecurity on the part of teaching. Thinking about it, the Ministry of Education, through its Secretary of Basic Education has been working on orientation programs for teaching for the doubts and uncertainties are raised in debates and worked in a participatory manner and constant.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleGestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal verificar qual a visão dos gestores e professores em relação à implementação da legislação educacional de Educação Infantil e quais as ações pedagógicas desencadeadas pela gestão escolar diante das Políticas Públicas de educação. O interesse pelo tema surgiu a partir das explanações vivenciadas nas aulas do curso de especialização, visto que o tema em questão é complexo, compreender como se efetiva dentro das instituições o ordenamento legal e o que a escola faz pensando nas políticas públicas é o que move o interesse pela pesquisa. Após delinear o problema de pesquisa, através de uma visita a Secretaria Municipal de Educação (SMED), optou-se pela Escola pesquisada, a qual foi o instrumento para a pesquisa de campo. A escolha pela EMEI CAIC Luizinho de Grandi aconteceu após uma conversa com a Superintendente da educação da Secretaria da Educação de Santa Maria (SMED), que citou a escola como obtendo uma boa gestão escolar, motivo o qual incentivou a escolha dessa escola. A abordagem desta pesquisa é a qualitativa, pois compõem dados coletados descritivos, envolvendo pesquisador e situação estudada com a intenção de compreender a realidade escolar a partir do tema pesquisado, dando atenção especial as questões que foram focalizadas. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo, sendo aplicado um questionário aberto e aprofundado com estudos bibliográficos. A amostra foi composta por quatro sujeitos da equipe diretiva e quatro professoras, profissionais que cotidianamente vivenciam as mudanças no sistema de ensino. Vê-se que a implementação das mudanças trazidas pela legislação, muitas vezes, provocam insegurança por parte dos docentes. Pensando nisso, o Ministério da Educação, através de sua Secretária de Educação Básica tem trabalhado em programas de orientação aos docentes para que as dúvidas e incertezas sejam colocadas em debate e trabalhadas de uma forma participativa e constante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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